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Cotidiano
Em janeiro, uma decisão do TJSP havia exigido a anulação do contrato com o consórcio vencedor por suspeita de irregularidades na contratação.
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As portas deverão ter 2,10 metros de altura, sensor de presença e transparência mínima de 70% | /RIVALDO GOMES/FOLHAPRESS
O Metrô de São Paulo retomou o contrato para a instalação de 88 fachadas de portas de segurança nas plataformas de 36 diferentes estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O acordo firmado com o Consórcio Kobra em 2019 foi reativado após o encerramento do procedimento que pedia sua anulação.
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Em janeiro deste ano, uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo havia exigido a anulação do contrato com o consórcio vencedor por suspeita de irregularidades na contratação.
A retomada será feita com a continuidade da fabricação dos equipamentos que compõem as portas e a aprovação dos projetos executivos que foram elaborados até janeiro. Agora, um novo cronograma deve ser feito para a colocação de todos equipamentos.
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Conforme o contrato, as portas deverão ter características básicas como 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e os equipamentos, transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas, além de uma estrutura modular que permita a montagem por etapas, facilitando a logística de instalação e diminuindo as interferências na operação ao longo do processo.
De acordo com o Governo de São Paulo, as portas de segurança permitem a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e proporcionando mais segurança aos usuários.
O Metrô já colocou esses equipamentos em todas as estações da Linha 15-Prata, assim como em toda Linha 4-Amarela. Na Linha 5-Lilás, as portas já funcionam em 10 estações e até o fim do ano, segundo a companhia, estarão nas 17 que compõem a linha. Também já contam com essa tecnologia as estações Vila Prudente, Sacomã, Tamanduateí e Vila Madalena (Linha 2-Verde), além de Vila Matilde (Linha 3-Vermelha).
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