Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A Secretaria Municipal de Educação afirmou que uma das razões para o déficit foi a migração de estudantes da rede particular de ensino para as escolas municipais
17/02/2022 às 13:59 atualizado em 17/02/2022 às 14:00
Continua depois da publicidade
Sala de aula de escola de Taboão da Serra | THIAGO NEME/GAZETA DE S. PAULO
A fila de espera por uma vaga na rede municipal de ensino de Taboão da Serra já soma 76 crianças. De acordo com informações da Secretaria de Educação, o déficit de vagas ocorre nos níveis de ensino Jardim I e II, e no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano.
Continua depois da publicidade
A pasta alega que há vagas disponíveis para matrícula, mas os pais dos alunos preferem aguardar por oportunidades de matricular seus filhos em instituições perto de casa. A Secretaria afirmou ainda que houve uma migração de estudantes vindos da rede privada de ensino para as escolas municipais, o que ocasionou maior demanda no sistema. As informações são do portal "O Taboanense".
A distribuição dos alunos por nível de ensino, e que aguardam por uma vaga nas escolas da cidade é de “52 alunos para Jardim I (4 anos) e 13 para o Jardim II (5 anos)”. A Seduc ressaltou que, “os locais das escolas onde há vagas disponíveis não são de interesse das famílias”.
Continua depois da publicidade
Entre as que desejam cursar o 1º ao 5º Ano são 11 crianças esperando pela oportunidade de realizar uma matrícula. De acordo com a Secretaria de Educação essas “são demandas recebidas de outros estados, da rede particular e de outros municípios”.
Não há prazo definido para a solução deste quadro, segundo a autarquia pois diariamente é realizada uma nova atualização das vagas disponíveis, verificando a demanda e fazendo a busca ativa para a matrícula.
Em Taboão da Serra a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 29 mil alunos e em 72 escolas, entre Programa de Atendimento à Criança (PACs), Escolas Municipais Infantis (EMIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental EMEFs).
Continua depois da publicidade
Rede Estadual de Ensino
Ainda segundo o Portal O Tabonense, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, informou que na rede estadual não há déficit de vagas em Taboão da Serra.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade