Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O ABC encerrou a 18ª semana epidemiológica deste ano com 254 mortes causadas pelo vírus; o total é 30,7% inferior ao apurado nos sete dias anteriores, quando foram registradas 316 mortes
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Bertioga abriu o agendamento da vacina contra a Covid-19 para os idosos de 60 e 61 anos e trabalhadores da saúde | /TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
O ABC Paulista encerrou a 18ª semana epidemiológica deste ano, no último sábado (8), com 254 mortes causadas pela Covid-19, menor número desde a 9ª semana, no começo de março, quando ocorreram 219 óbitos. O total é 30,7% inferior ao apurado nos sete dias anteriores, quando foram registradas 316 mortes.
Continua depois da publicidade
A queda no número de mortes reverte a tendência observada na semana epidemiológica anterior, quando houve alta de 16,6% no total de vidas perdidas para a doença. A região encerrou a 18ª semana epidemiológica com média móvel de 36,3 óbitos diários por covid-19, contra 45,1 na semana anterior. A análise semanal é a mais indicada para avaliar os dados, uma vez que elimina as distorções geralmente observadas nos números dos finais de semana.
O total de casos de Covid-19 caiu pela quarta semana consecutiva nos sete municípios. Foram registrados 2.932 diagnósticos, com queda de 26% ante o apurado na 17ª semana.
Continua depois da publicidade
Na comparação com o pico de casos no ABC, registrado na 12ª semana epidemiológica (6.332), em março, a redução é ainda maior, de 53,7%.
O ABC encerrou a 18ª semana epidemiológica com média móvel de 418,9 casos diários do novo coronavírus, contra 567 na semana anterior.
Continua depois da publicidade
SEGUNDA ONDA
A segunda onda da pandemia tem sido mais letal do que a primeira – como reflexo da presença da variante surgida em Manaus, que é mais transmissível do que as primeiras cepas do novo coronavírus.
Como consequência, abril tornou-se o mês mais letal da pandemia nos sete municípios. No mês passado foram registrados 1.482 óbitos pela doença, total 20,6% superior ao apurado em março – que, até então, tinha sido o mês com o maior número de mortes.
Continua depois da publicidade
Com os dados de ontem (10), a região chegou a 7.628 vidas perdidas e 173.628 casos de covid-19 diagnosticados desde o início da pandemia.
Na última quarta-feira, o governo do Estado prorrogou, até 23 de maio a Fase de Transição do Plano São Paulo, adotada devido à reversão da tendência de alta no número de internações. Nesta fase, comércios e serviços não essenciais podem abrir para atendimento presencial das 6h às 21h, com 30% da capacidade. O toque de recolher foi mantido, mas agora das 21h às 5h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade