A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Gestão Doria envia à Alesp projeto de parcelamento do IPVA em 5 vezes

Só o parcelamento maior, porém, é considerada uma medida insuficiente por parte dos parlamentares, que dizem que o IPVA deve aumentar até 30% em 2022

Bruno Hoffmann

14/12/2021 às 12:24

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
João Doria (PSDB) é governador de São Paulo

João Doria (PSDB) é governador de São Paulo | /Divulgação/Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) enviou na última segunda-feira (13) à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o projeto que amplia de três para cinco vezes o parcelamento máximo para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 e estende aos autistas a isenção de imposto para PCDs (pessoas com deficiência).

Continua depois da publicidade

O parcelamento do IPVA em até cinco vezes foi confirmado no sábado (11) pelo governador, durante visita à cidade de Santos.

“Essa autorização atende a uma parcela considerável da população. Isso se aplica também ao licenciamento de novos veículos a partir de 2 de janeiro de 2022”, disse Doria.

Continua depois da publicidade

Apenas o parcelamento maior, porém, é considerada uma medida insuficiente por parte dos parlamentares da Casa, que dizem que o imposto deve ter um aumento de até 30% em 2022.

O deputado estadual Ricardo Mellão (Novo), por exemplo, negocia com o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), para acelerar a tramitação do seu projeto de lei que pretende barrar o aumento do IPVA em 2022 no Estado.

Segundo o parlamentar, em entrevista à coluna De Olho no Poder, da Gazeta e do Diário do Litoral, o aumento do imposto para o próximo ano poderá ser de 23% em média, e superar 30% para alguns modelos de veículos. Ele citou que essa situação seria “um desastre” para o cidadão, em um momento de recuperação econômica, aumento de IPTU em alguns municípios e alta da inflação.

Continua depois da publicidade

“A minha proposta é que o governo abrisse mão desse valor, que será maior graças a uma inflação até surreal do setor de veículos, muito acima da inflação média do País”, explicou, lembrando que o governo paulista prevê arrecadar R$ 40 bilhões a mais no ano que vem em relação a 2021.

O deputado participou de uma reunião virtual com o governador João Doria (PSDB) na semana passada, que ouviu a proposta e sugeriu que poderia apenas parcelar o valor do imposto em cinco vezes, opção considerada insuficiente por Mellão. “Se Doria não pode abrir mão de tudo, que pelo menos dê um desconto muito maior, e há margem para isso”, disse o parlamentar à coluna.

O projeto encaminhado por Doria na segunda também estende o benefício da isenção do imposto a autistas em grau moderado, grave ou gravíssimo, ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados