A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

IPVA 2022 poderá ser parcelado em até 5x no cartão de crédito, anuncia Doria

A medida visa ajudar pessoas que enfrentam dificuldades financeiras em razão do impacto da pandemia no mercado

13/12/2021 às 19:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A Secretaria de Assuntos Jurídicos encerra os atendimento nesta sexta-feira em posto de Itapecerica

A Secretaria de Assuntos Jurídicos encerra os atendimento nesta sexta-feira em posto de Itapecerica | Pixabay/Pexels

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no último sábado (11) que o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 poderá ser pago em até cinco vezes e que uma das opções de pagamento é o cartão de crédito. A autorização já foi publicada no Diário Oficial do Estado já vai permitir que os contribuintes já optem pelo parcelamento a partir de janeiro do ano que vem.  

Continua depois da publicidade

Até então, o IPVA de São Paulo podia ser parcelado em até três vezes. Essa alteração visa atender a uma ampla parcela da população que pode precisar de um período maior para conseguir arcar com os custos deste tributo, diante das dificuldades econômicas recentes. 

Além do IPVA, a mesma iniciativa também se aplicará ao licenciamento de novos veículos a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano. As informações são do site FDR

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria de Fazenda e Planejamento de SP, o motorista terá a chance de pagar o tributo com o cartão de crédito, débito ou por carteira digital, seja à vista ou parcelado. Porém, estas alternativas se restringem a débitos não inscritos na dívida ativa. 

O IPVA deve ficar mais caro em 2022, tanto para veículos novos quanto para usados. Isso porque o cálculo de definição do valor do tributo se baseia no preço dos carros, cujo aumento médio foi de 24,94% entre outubro de 2020 e o mesmo período em 2021.  

É o caso de modelos como o Gol 1.0 da Volkswagen e o Uno Way 1.0 da Fiat, que terão um aumento de 14% a 31% no IPVA de 2022 segundo estimativas. 

Continua depois da publicidade

“De três vai para cinco vezes, em respeito às pessoas que têm o seu automóvel usado, ou mesmo o novo, [para que] tenham uma condição melhor de pagamento para sua taxa de IPVA. Eram três vezes, e a partir de janeiro será em cinco vezes”, afirmou João Doria. 

Cada Estado conta com uma alíquota distinta do IPVA. Em São Paulo, a alíquota é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados