Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Caso ocorreu em Santos, no litoral paulista; segundo a prefeitura, mulher foi autuada em R$ 300
Continua depois da publicidade
Mulher gravou guardas enquanto ofendia trabalho realizado em fiscalização na praia de Santos | Divulgação/Associação dos Guarda Civis Municipais da Baixada Santista
Uma mulher foi flagrada ofendendo o trabalho de guardas civis municipais de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multada por não utilizar máscara enquanto andava na faixa de areia.
Continua depois da publicidade
O vídeo, divulgado pela Associação dos Guardas Civis Municipais da Baixada Santista, mostra o momento da abordagem, realizada no último sábado (5) na orla da cidade. A mulher alega ser advogada antes de dar início à gravação. "Não sei com quem vocês acham que estão lidando, mas vamos lá, vamos para as cabeças", diz.
Continua depois da publicidade
Ela caminhava na praia com a máscara nas mãos e se negou a colocá-la no rosto, segundo apurado pelo “G1”. Devido à autuação e à obrigatoriedade do uso do equipamento, ela começou a gravar para colocar nas redes sociais, e criticou o trabalho feito pela Guarda Municipal.
"[A GCM] está fazendo um trabalho sujo, indigno, imoral, inconstitucional, ilegal e repudiante. A gente tem que repudiar isso", diz a mulher.
Além de criticar o trabalho dos guardas, ela alega que eles estariam multando uma "cidadã de bem", e pede que o vídeo viralize. Banhistas que passavam pelo local pediram para que ela colocasse a máscara. No vídeo, é possível ouvir o momento em que um outro critica a postura da moradora, e diz que ela "quer aparecer".
Continua depois da publicidade
A mulher divulgou um vídeo nas próprias redes sociais, em que aparece criticando a GCM. Ela gravava os guardas e questionava a multa. "Não aceitem jamais a tirania, os absurdos e a ilegalidade do estado", diz no vídeo. Ela critica o fato de, na multa, constar o endereço da avenida próxima, e não informar que ela estava na faixa de areia. Apesar da crítica, este é um protocolo seguido pela corporação.
Em nota enviada ao “G1”, a Prefeitura de Santos confirmou que o caso aconteceu no último sábado, quando uma equipe da Guarda Civil Municipal, durante patrulhamento na faixa de areia da praia, abordou a mulher que aparece no vídeo.
Segundo a administração, o guarda a orientou sobre a obrigatoriedade do uso correto da máscara facial. Diante da recusa, foi aplicada multa, prevista em legislação municipal, no valor de R$ 300. A GCM destaca que a multa é aplicada quando a pessoa não traz consigo a máscara e/ou se recusa a usá-la corretamente, ou seja, cobrindo o nariz e a boca.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade