Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Na última sexta-feira (17), houve o encerramento da série de sete encontros familiares para rodas de conversa e dinâmicas em grupo
Continua depois da publicidade
Mães e filhos mostram certificados da conclusão da primeira etapa do programa Famílias Fortes na unidade Dom Pedro da Fundhas; vínculos fortalecidos e mais harmonia nos lares | Divulgação PMSJC
O programa Famílias Fortes, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), já chegou a 120 famílias, com adolescentes de 10 a 14 anos. Na última sexta-feira (17), houve o encerramento da série de sete encontros entre pais e filhos para rodas de conversa e dinâmicas em grupo.
Continua depois da publicidade
As reuniões foram realizadas em sexta-feiras consecutivas de novembro e dezembro nas unidades da Fundhas Dom Pedro (sul), Leste, Campos de São José (leste), Centro e no Centro de Desenvolvimento Artístico (sul) da Fundhas e nos Cras Centro, Anhembi (sul) e Santa Rita (sudeste).
O projeto integra o Plano de Gestão 2021-2024 e tem como principal objetivo prevenir o uso de drogas e álcool entre os adolescentes. Além de promover o bem-estar dos membros das famílias a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.
Continua depois da publicidade
Mãe de três filhos, Jéssica Almeida, de 33 anos, conta que os assuntos trabalhados foram enriquecedores para melhorar o relacionamento com os filhos. “Somos muito unidos, mas ainda tenho muito o que aprender com eles. Saber ouví-los para se desenvolverem como pessoas”.
Ao lado da mãe, Pedro Almeida contou que, como adolescentes, "às vezes é difícil conversar dentro de casa”. Segundo ele, o programa mostrou que é possível conversar sem brigas. “Ter a minha mãe comigo nesse momento foi muito importante”, afirmou o jovem.
A educadora social Joelma Maria de Lima Ferreira, que é articuladora do Famílias Fortes na Fundhas, acompanhou as intervenções familiares. “Eles compreenderam a importância do relacionamento mais próximo, o saber ouvir e a busca pelos nossos”, analisou ela.
Continua depois da publicidade
Os encontros presenciais envolveram mais de 40 profissionais entre educadores, assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e da Fundhas.
Próximos passos
As 120 famílias continuarão sendo monitoradas e acompanhadas pelas equipes da Prefeitura até outubro de 2022.
Continua depois da publicidade
Em abril e outubro do próximo ano, serão aplicados novos questionários por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordando temas como o comportamento dos jovens e problemas emocionais, como enfrentamento do estresse, resistência à pressão dos colegas e como lidar com as expectativas para o futuro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade