Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Instituto explica que vai paralisar produção nesta sexta e que aguarda liberação pelo governo da China de um lote com 10 mil litros de IFA
Continua depois da publicidade
Butantan vai suspender completamente a produção da CoronaVac | /DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO
O Instituto Butantan vai suspender completamente a produção da CoronaVac por falta de matéria-prima nesta sexta-feira (13). O instituto aguarda a liberação pelo governo da China de um lote com 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para retomar a produção do imunizante contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Butantan, até a chegada de novos lotes do IFA, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe. O instituo aguardava a liberação de ao menos 3 mil litros de IFA até o sábado (15). No entanto, o diretor do Instituto, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira (12) ao portal "G1" que não há mais previsão de quando a matéria-prima deve chegar.
O governador João Doria (PSDB) atribuiu os entraves na importação às constantes declarações contra a China feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Continua depois da publicidade
"Se não recebermos mais insumos para mais vacinas, nós infelizmente teremos que parar a produção. Então é muito importante que a diplomacia brasileira, o ministro das Relações Exteriores, os embaixadores possam atuar para que o governo chinês libere o embarque destes 10 mil litros de insumos da vacina do Butantan", afirmou o governador na quarta.
A China é fornecedora de matéria-prima para a produção tanto da CoronaVac, do Instituto Butantan, como da vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade