Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Aumentos na movimentação de contêineres, soja e fertilizantes foram determinantes para o resultado
Continua depois da publicidade
Aumentos na movimentação de contêineres, soja e fertilizantes foram determinantes para o resultado no Porto de Santos | /Arquivo/DL
O Porto de Santos, no litoral paulista, anunciou ter encerrado o ano de 2021 com novo recorde de movimentação de cargas, 0,3% acima do verificado em 2020, ao atingir 147 milhões de toneladas. Os aumentos na movimentação de contêineres, soja e fertilizantes foram determinantes para o resultado.
Continua depois da publicidade
De soja em grãos a granel a movimentação aumentou 10,5% sobre o ano anterior, atingindo 23,3 milhões de toneladas. Os fertilizantes cresceram 21,5%, somando 8,0 milhões de toneladas. As cargas conteinerizadas cresceram 14,2%, para 4,8 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés).
De acordo com o Porto de Santos, as cargas de importação se sobressaíram com aumento de 10,4%, somando 43,9 milhões de toneladas. Já as cargas de exportação apresentaram redução de 3,5%, atingindo 103,1 milhões de toneladas.
Continua depois da publicidade
Com isso, no acumulado dos últimos 12 anos, anunciou a administração, o porto cresceu a uma taxa anual composta acima da média do PIB para o período.
"De 2009 a 2021, o crescimento anual de tonelagem no Porto de Santos foi de 4,9%, já a taxa dos contêineres avançou 6,6%. No mesmo intervalo, o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% ao ano – levando em consideração a expectativa mais atualizada do PIB para 2021, de 4,51%", explicou a direção do Porto de Santos, em nota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade