A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ômicron: Presidente da África do Sul diz que variante avança e apela por vacinação

Na semana passada, a OMS divulgou um alerta afirmando que a variante ômicron representa um risco global 'muito alto'

Bruno Hoffmann

06/12/2021 às 11:28  atualizado em 06/12/2021 às 11:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Vacinação contra Covid

Vacinação contra Covid | Agência Brasil

Nesta segunda-feira, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que o país começa sua quarta onda da pandemia de Covid-19 em meio aos novos casos de infecção pela variante ômicron e fez um apelo para que as pessoas se vacinem. As informações são da CNN.

Continua depois da publicidade

O sul-africano afirmou que os hospitais têm intensificado os preparativos para receber mais pacientes. "Na última semana, o número de infecções diárias aumentou cinco vezes. Quase um quarto de todos os testes Covid-19 agora dá positivo. Compare isso com duas semanas atrás, quando a proporção de testes positivos estava em torno de 2%."

Ramaphosa pediu para os sul-africanos irem aos postos de vacinação e cobrou o uso de máscaras. "A África do Sul agora tem suprimentos suficientes de vacinas e temos estações de vacinas instaladas em todas as partes do país. A cada dia que passa e as infecções aumentam, os motivos para a vacinação se tornam mais convincentes e a necessidade cada vez mais urgente. Devemos revigorar nosso programa de uso de máscaras, onde insistimos em não entrar em qualquer instalação pública ou comercial sem uma máscara."

Continua depois da publicidade

O Conselho de Comando Nacional do Coronavírus da África do Sul convocará uma reunião "em breve", segundo o presidente, para revisar o estado da pandemia, o que permitiria ao país tomar "quaisquer medidas adicionais necessárias para manter as pessoas seguras e saudáveis".
OMS pede vacina

Na semana passada, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um alerta afirmando que a variante ômicron representa um risco global "muito alto" e poderá se espalhar pelos territórios de diferentes continentes de forma acelerada. A entidade fez ainda um apelo para que doses de vacinas sejam distribuídas aos países mais pobres.

De acordo com a entidade, em alguns locais, a mutação do vírus da Covid-19 poderá ter "graves consequências". Na semana passada, o governo sul-africano alertou a agência sobre a identificação da nova mutação do vírus da Covid-19. E, como consequência, governos em várias regiões do mundo passaram a colocar barreiras para diversos países africanos, gesto que foi criticado pela OMS.

Continua depois da publicidade

Para agência, porém, o momento é de atenção. "A ômicron tem um número sem precedentes de mutações de picos, algumas das quais são preocupantes por seu potencial impacto na trajetória da pandemia", disse a OMS. "O risco global geral relacionado à nova variante de preocupação da ômicron é avaliado como muito alto".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados