A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Mulher se recusa a usar máscara na praia e ofende GCM: 'Sujo e imoral'

Caso ocorreu em Santos, no litoral paulista; segundo a prefeitura, mulher foi autuada em R$ 300

Matheus Herbert

08/06/2021 às 11:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mulher gravou guardas enquanto ofendia trabalho realizado em fiscalização na praia de Santos

Mulher gravou guardas enquanto ofendia trabalho realizado em fiscalização na praia de Santos | Divulgação/Associação dos Guarda Civis Municipais da Baixada Santista

Uma mulher foi flagrada ofendendo o trabalho de guardas civis municipais de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multada por não utilizar máscara enquanto andava na faixa de areia.

Continua depois da publicidade

Um vídeo obtido pelo “G1” nesta terça-feira (8) mostra o momento em que a mulher, que se apresenta como advogada, diz que o trabalho realizado pela GCM durante a fiscalização é "sujo". Ela também filmava os agentes durante a abordagem.

O vídeo, divulgado pela Associação dos Guardas Civis Municipais da Baixada Santista, mostra o momento da abordagem, realizada no último sábado (5) na orla da cidade. A mulher alega ser advogada antes de dar início à gravação. "Não sei com quem vocês acham que estão lidando, mas vamos lá, vamos para as cabeças", diz.

Continua depois da publicidade

Ela caminhava na praia com a máscara nas mãos e se negou a colocá-la no rosto, segundo apurado pelo “G1”. Devido à autuação e à obrigatoriedade do uso do equipamento, ela começou a gravar para colocar nas redes sociais, e criticou o trabalho feito pela Guarda Municipal.

"[A GCM] está fazendo um trabalho sujo, indigno, imoral, inconstitucional, ilegal e repudiante. A gente tem que repudiar isso", diz a mulher.

Além de criticar o trabalho dos guardas, ela alega que eles estariam multando uma "cidadã de bem", e pede que o vídeo viralize. Banhistas que passavam pelo local pediram para que ela colocasse a máscara. No vídeo, é possível ouvir o momento em que um outro critica a postura da moradora, e diz que ela "quer aparecer".

Continua depois da publicidade

A mulher divulgou um vídeo nas próprias redes sociais, em que aparece criticando a GCM. Ela gravava os guardas e questionava a multa. "Não aceitem jamais a tirania, os absurdos e a ilegalidade do estado", diz no vídeo. Ela critica o fato de, na multa, constar o endereço da avenida próxima, e não informar que ela estava na faixa de areia. Apesar da crítica, este é um protocolo seguido pela corporação.

Em nota enviada ao “G1”, a Prefeitura de Santos confirmou que o caso aconteceu no último sábado, quando uma equipe da Guarda Civil Municipal, durante patrulhamento na faixa de areia da praia, abordou a mulher que aparece no vídeo.

Segundo a administração, o guarda a orientou sobre a obrigatoriedade do uso correto da máscara facial. Diante da recusa, foi aplicada multa, prevista em legislação municipal, no valor de R$ 300. A GCM destaca que a multa é aplicada quando a pessoa não traz consigo a máscara e/ou se recusa a usá-la corretamente, ou seja, cobrindo o nariz e a boca.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados