Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Objetivo é oferecer novos serviços e gerar receitas à companhia; vencedora deverá administrar os bicicletários das estações Sé, Carrão e Guilhermina-Esperança
Continua depois da publicidade
Movimentação de passageiros na estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha) do Metrô | Adriano Vizoni/Folhapress
O Metrô lançou a licitação para a concessão de uso de espaços para exploração comercial em 16 estações da Linha 3-Vermelha. O objetivo é oferecer novos serviços aos passageiros e gerar receitas à companhia. O edital estava previsto para ser lançado nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
A empresa vencedora deverá instalar novos sanitários públicos nas estações e manter os já existentes, além de ficar responsável pela reforma, operação e segurança das áreas comerciais nas estações, administrando também os bicicletários das estações Sé, Carrão e Guilhermina-Esperança. Também deverão ser criadas áreas de apoio aos trabalhadores das áreas comerciais.
Ao todo, serão concedidos aproximadamente 4.000 m² de espaços comerciais na Linha 3, o que deverá incrementar a receita não-tarifária do Metrô. Como previsto no edital, a companhia vai receber uma remuneração mínima mensal de R$ 2,3 milhões pela exploração dos espaços ou 55,7% da receita bruta da concessionária, prevalecendo o que for maior.
Continua depois da publicidade
Nesta concorrência serão oferecidas áreas em 16 das 18 estações da Linha 3-Vermelha. Não fazem parte desta concessão as estações Brás e Palmeiras-Barra Funda. A primeira já foi concedida anteriormente, enquanto a segunda será objeto de um projeto especial em conjunto com a CPTM.
De acordo com o governo paulista, do ponto de vista de negócios, a Linha 3-Vermelha oferece oportunidades atrativas para o comércio. É a maior linha de metrô de São Paulo e seus 22 quilômetros de extensão ligam as zonas leste e oeste da cidade, passando pelo centro e conectam os passageiros a outras duas linhas de metrô e cinco linhas de trens urbanos. Além disso, há 12 terminais de ônibus anexos, incluindo o Terminal Rodoviário Barra Funda, um dos mais importantes pontos de conexão da capital paulista ao Interior.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade