A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 20 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Marta Suplicy postula o título de 'Capital Verde' à cidade de SP

Secretária de Relações Internacionais da cidade de SP discursou na 19ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), em Madri

Bruno Hoffmann

05/11/2021 às 11:23

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Marta Suplicy

Marta Suplicy | Antônio Cruz/Agência Brasil

A secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy, discursou, nesta quinta, na 19ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), em Madri, na Espanha, e pleiteou a presidência do comitê. Ela destacou que São Paulo é vanguarda, no Brasil e no mundo, no contraponto ao negacionismo climático, e apresentou mais uma postulação: o título de “Capital Verde Ibero-americana"

Continua depois da publicidade

Marta Suplicy destacou a atuação da Capital o contexto das Relações Internacionais, observando que os diversos acordos de cooperação já firmados pela capital do Estado de São Paulo tem sido “pontes” para o desenvolvimento local.

Segundo ela, no mundo, “cada vez mais dependemos uns dos outros, principalmente nas questões ambientais”. Assim, a “paradiplomacia tem sido instrumento das cidades e governos locais para transformar as agendas internacionais em políticas públicas concretas”.

Continua depois da publicidade

Dentre projetos e parcerias internacionais que a cidade de São Paulo tem firmado nos últimos anos com redes internacionais, Marta Suplicy citou Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que ela presidiu, em 2004; Fundação Ellen MacArthur, que tem se debruçado na difusão de projetos voltados à Economia Circular, sendo que São Paulo tem sido considerada estratégica, ao lado de Nova York e Londres. A ONU, nas questões ambientais e habitacionais. Sobre a UCCI, fundamentou o porquê é uma “importante aliada”.

“A UCCI representa a união dos povos ibero-americanos. Temos parceria sólida com esta rede, que nos possibilita realizar nosso Relatório Anual de Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que agora estamos finalizando a segunda etapa em cooperação com Buenos Aires e cidade do México”, disse a secretária municipal de Relações Internacionais.

Também, a convite da UCCI e de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro foram convidadas a integrar um projeto que está em curso, capacitando servidores que atuam com a socioeducação. Outras parcerias se dão em grupos de trabalho, como o de pessoas em situação de rua e o de futuro do turismo.

Continua depois da publicidade

Diante desse contexto, Marta colocou São Paulo à disposição para liderar o Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes. “Queremos, cada vez mais, estreitar a cooperação com a rede. A cooperação com UCCI deu samba!”

"Contra negacionismo climático"

Marta Suplicy disse que a Prefeitura de São Paulo acredita no “multilateralismo como canal para a inserção internacional da cidade de São Paulo”. Afirmou: “Nossa cidade é baluarte contra o negacionismo climático, científico e ambiental”. Segundo ela, São Paulo dá importância às questões do clima porque compreende que são cruciais para o futuro das cidades. “Assim, São Paulo quer ser a Capital Verde”, pleiteou.

Continua depois da publicidade

O título de Capital Verde Ibero-americana a UCCI estabeleceu em 2005, para reconhecer as políticas de governos locais que busquem fortalecer e consolidar as áreas verdes e a biodiversidade urbana, como base para avançar na direção de uma cidade sustentável.

Dentre as razões para São Paulo ser reconhecida como Capital Verde, Marta Suplicy mencionou o Plano de Ação Climática, desenvolvido pela Prefeitura da capital paulista, aprovado pela rede de cidades C40, com mais de 43 ações definidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2030 e, até 2050, zerar as emissões. “São Paulo tem o compromisso de renovar 20% da frota, de 14 mil veículos, para ônibus limpos, até 2024”, observou.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados