A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Linha 15-Prata: Governo de SP entrega Estação Jardim Colonial do Metrô

Inicialmente a estação vai funcionar diariamente das 10h às 15h, e haverá cobrança de tarifa

Bruno Hoffmann

29/12/2021 às 12:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 Estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata do Metrô

Estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata do Metrô | /Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo entregou nesta quarta-feira a Estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata do Metrô, que passa a ter 14,6 quilômetros de extensão, ligando a Vila Prudente à região do Iguatemi, na zona leste da Capital. Essa nova estação terá demanda prevista de cerca de 40 mil pessoas por dia.

Continua depois da publicidade

De acordo com a gestão estadual, a inauguração desta quarta vai possibilitar aos aos moradores da região uma redução de até 50% no tempo de deslocamento até o centro, em comparação a viagens feitas por carro ou ônibus.  A promessa, ainda sem data definida, é que a linha chegue até a Cidade Tiradentes.

“Essa é a quinta estação que entregamos desde 2019. Desde quando assumimos o governo, trabalhamos todos os dias para retomar as obras que estavam paradas e a Linha-15 é um bom exemplo disso. A mobilidade numa cidade como São Paulo talvez seja, ao lado da saúde, aquilo que mais importa às pessoas”, afirmou o governador em exercício Rodrigo Garcia (PSDB), presente no evento de inauguração.

Continua depois da publicidade

Inicialmente a estação vai funcionar diariamente das 10h às 15h. Haverá cobrança de tarifa. O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradativamente, até que ocorra a operação em horário integral. Um trem exclusivo vai percorrer o trecho entre a nova estação Jardim Colonial e São Mateus.

Os passageiros que vão sentido Vila Prudente deverão desembarcar em São Mateus e embarcar em um outro trem. Já quem segue para Jardim Colonial deverá descer em São Mateus e embarcar no trem exclusivo com destino à nova estação. Funcionários do Metrô e mensagens sonoras pelas estações vão auxiliar os passageiros a prosseguirem suas viagens.

A estação, localizada na avenida Ragueb Chohfi, esquina com a rua André de Almeida, tem 4,5 mil m² de área construída, com sanitários e estruturas totalmente acessíveis. São três elevadores e nove escadas rolantes, além de piso podotátil e paraciclos para o estacionamento de 80 bicicletas. Também há portas automáticas de segurança que abrem na chegada dos trens.

Continua depois da publicidade

A Estação do Jardim Colonial tem o padrão estético das demais estações da Linha 15, com um conceito arquitetônico para interferir o mínimo possível na paisagem local. O diferencial está no chamado “Telhado Verde”, que cobre as lajes dos dois acessos da estação – um em cada lado da Avenida Ragueb Chohfi – com jardins e diversas espécies de plantas. Ao todo são 218 m² de jardins, ajudando a melhorar o ar da região e auxiliar para a redução das ilhas de calor.

 Linha 15-Prata

Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil que conecta as regiões leste e sudeste à toda rede de trilhos de São Paulo. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas. A linha agora tem 14,6 quilômetros de extensão e 11 estações.

Continua depois da publicidade

O Metrô trabalha na ampliação da linha com a licitação já em andamento para contratar as obras que vão construir mais duas estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) no sentido leste. Também haverá uma outra etapa no sentido oeste – em fase final de projeto para licitar as obras – que vai construir a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. Com essas três estações, a linha deve chegar ao total de 14, com 19,8 quilômetros de Ipiranga a Jacu Pêssego, podendo transportar 485 mil pessoas por dia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados