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Cotidiano
Equipamento deve percorrer cerca de dez quilômetros nos próximos meses, contemplando dez estações, entre Santa Marina e São Joaquim
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Obras da Linha 6-Laranja; equipamento deve percorrer cerca de dez quilômetros nos próximos meses | /Divulgação/Governo de SP
O governador João Doria (PSDB) acompanhou nesta quinta-feira (16) o início da operação da primeira tuneladora ou TBM, popularmente conhecida como tatuzão, que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo no sentido sul até a estação São Joaquim da Linha 1-Azul. O equipamento deve percorrer cerca de dez quilômetros nos próximos meses, contemplando dez estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE (poço de ventilação e saída de emergência) Tietê até o VSE Felício dos Santos.
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“Essa obra foi um desafio. Quando assumimos o governo, tínhamos 30 grandes obras paradas no Estado. Encontramos uma solução jurídica e o resultado está aqui", disse Doria. “As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo. Essa obra vai reduzir de 1h30 para 23 minutos o tempo de percurso. Veja a diferença na qualidade de vida”, completou.
Cada tatuzão pesa 2 mil toneladas e possui diâmetro de 10,61 metros e extensão de 109 metros. A capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia. Para operar o equipamento, são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina possui refeitório, unidade de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
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“O início da operação do tatuzão é um momento emblemático nas obras da Linha 6-Laranja, considerado o maior empreendimento em infraestrutura na América Latina. Esse dia não seria possível se não fosse o compromisso da STM e do Governo do Estado de não ter obras paradas nessa gestão, de gerar mais empregos e oferecer um transporte de qualidade para a população de São Paulo”, afirmou Paulo Galli, Secretário dos Transportes Metropolitanos.
Além dos trabalhadores que atuam nos tatuzões, há equipes responsáveis pelo monitoramento do terreno e dos parâmetros dos dois TBMs que irão trabalhar 365 dias por ano, 24 horas por dia. A tuneladora que fará a escavação no sentido inverso (norte) deve começar o processo ainda no primeiro semestre de 2022 e percorrerá 5,3 quilômetros em rocha.
Atualmente, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 450 metros de túnel perfurados pelo método NATM – o “Novo Método Austríaco de Túneis” – técnica de construção de túneis sem a utilização de uma tuneladora. “As obras estão avançando de forma acelerada para que esse importante ramal metroferroviário seja entregue integralmente dentro do cronograma”, disse Nelson Bossolan, CEO da Concessionária Linha Universidade, responsável pela construção e operação do ramal por 19 anos depois que as obras forem entregues em 2025.
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As obras, realizadas pelo braço de construção da ACCIONA, já contam com 19 frentes de trabalho simultâneas e mais de 5 mil trabalhadores. Até o final do projeto, serão gerados 9 mil empregos diretos e indiretos, auxiliando na retomada da economia brasileira em um cenário pós pandêmico.
Fábrica de Aduelas
Na última terça-feira (14), foram retomadas as operações da Fábrica de Aduelas, que produz os segmentos de concreto pré-moldado utilizados para a sustentação dos túneis subterrâneos da Linha 6-Laranja. Com o recomeço das atividades, serão fabricadas mais de 60 mil aduelas que serão utilizadas até o final da construção da linha.
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Um dos grandes diferenciais da fábrica, que contará com mais de 120 colaboradores, é a grande presença feminina na força de trabalho e na liderança, já que cerca de 70% da equipe será formada por mulheres. Alguns dos postos de trabalho já ocupados por mulheres são: auxiliares de produção, ponte rolante, movimentação de carga, ajudantes de pedreiras, além de funções de liderança, como responsável de produção, engenheiras ou técnicas.
Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
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Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
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