Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Deputado federal, líder da bancada do partido na Câmara, tem boa aceitação dentro da legenda para emplacar a candidatura
Continua depois da publicidade
Vinicius Poit é deputado federal pelo Novo-SP | Divulgação
Apesar de ainda não admitir oficialmente, o deputado federal Vinicius Poit (Novo) decidiu que vai se lançar como pré-candidato ao Governo de São Paulo nas eleições de 2022 pelo Novo. O parlamentar, que é líder da bancada do partido na Câmara, teria a seu favor a boa aceitação dentro da legenda para emplacar a candidatura.
Continua depois da publicidade
De acordo com uma fonte do partido ouvida pela Gazeta, o deputado tem se destacado pela boa relação com diversas frentes e partidos. O posicionamento crítico dele em relação à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também pesaria como um fator decisivo para o partido apostar em seu nome na sucessão ao atual governador João Doria (PSDB) – que pode desistir de concorrer à presidência, como era seu desejo inicial, e tentar a reeleição no ano que vem.
O partido possui uma espécie de processo seletivo para quem pretende disputar cargos eletivos, e ele deve participar dessa etapa. Além da Bancada do Novo, Poit também coordena Bancada Paulista na Câmara, responsável por comandar o relacionamento dos 70 deputados e 3 senadores paulistas com o Governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Pesquisa GovNet/Opinião Pesquisa
Na última sexta-feira (26), a Gazeta publicou a primeira pesquisa para o Governo de São Paulo, feita pela GovNet/Opinião pesquisa por encomenda do Grupo Gazeta de S. Paulo. De acordo com o resultado, Fernando Haddad (PT) tem a preferência dos eleitores de São Paulo caso as eleições para o Governo de São Paulo fossem hoje. O petista lidera nos três cenários apresentados de forma estimulada, ou seja, em que o pesquisadores informam o nome dos possíveis concorrentes aos eleitores consultados.
Primeiro cenário. No primeiro panorama proposto, Fernando Haddad lidera a pesquisa com 21,06% da preferência. Depois, aparece Márcio França (PSB), com 13,92%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 10,59%. O atual governador João Doria (PSDB) surge na quarta colocação, com 9,85% da preferência. Os outros citados são Paulo Skaf (MDB), Abraham Weintraub e Elvis Cezar (PSDB). Os nulos são 19,6%, enquanto os indecisos somam 13,2%.
Segundo cenário. Em uma opção sem Geraldo Alckmin, Haddad se mantém na frente, com 23,9% da preferência dos eleitores. Na sequência, novamente França fica em segundo, com 16,38%. Doria aparece em terceiro, contando com 11,95% da preferência eleitoral do povo paulista.
Continua depois da publicidade
Terceiro cenário. Por fim, a pesquisa ofereceu uma terceira opção aos eleitores, em que Alckmin surge no lugar de Doria – o PSDB segue com indefinição sobre o candidato ao governo paulista em 2022. Sob esse cenário, Haddad lidera com 23,5%, seguido por França, 15,15%, Alckmin, 14,90%, Skaf, 7,02%, Arthur do Val (Mamãe Falei), 4,56%, Weintraub, 2,59% e Elvis Cezar, 1,23%. Os nulos somam 13,30%. Já 17,73% se dizem indecisos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade