A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Doria diz que SP vai vetar festas de carnaval e que pode rever desfile

Em coletiva de imprensa nesta sexta, o governador do Estado afirmou que os festejos serão vetados, tanto em locais fechados quanto em abertos

07/01/2022 às 17:14  atualizado em 07/01/2022 às 17:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Carnaval de rua de São Paulo (arquivo)

Carnaval de rua de São Paulo (arquivo) | Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta sexta-feira (7) que sua gestão vai proibir festejos de carnaval, sejam eles realizados na rua ou em locais fechados. Além disso, afirmou que a realização do desfile no Sambódromo pode ser revista caso os indicadores da saúde justifiquem a decisão.

Continua depois da publicidade

Com relação à volta de restrições que está sendo adotada por alguns municípios do Estado, como o caso da cidade de Amparo, que orientou o comércio a fechar as portas às 23h, Doria disse que vê as medidas com "naturalidade".

Ainda no discurso sobre a situação da saúde no Estado, Doria informou que espera pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para permitir o início ao uso da vacina CoronaVac em crianças. O texto conta com informações do g1.

Continua depois da publicidade

Doria disse ainda que medidas mais severas do que aquelas adotadas pela gestão estadual podem ser determinadas pelos municípios a fim de enfrentar o aumento de casos de Covid e de gripe. O governador foi categórico ao afirmar que as cidades têm essa autonomia diante dos quadros de saúde locais.

"Neste momento, o Comitê não recomenda nenhuma restrição ao funcionamento de comércios e serviços. Recomenda, sim, restrição às aglomerações, e fortemente o uso permanente de máscaras em ambientes fechados e abertos. Vamos acompanhar dia a dia a evolução dos índices da ômicron", comentou Dória lembrando que a nova cepa provoca contaminações mais frequentes, mas com quadros mais leves.

Segundo Doria, a recomendação geral do governo do estado como medida restritiva frente à Covid é a de evitar aglomerações, mas isso não impede medidas mais severas nas cidades. "Nós reconhecemos, o que não podem é facilitar aquilo que o governo de São Paulo determinou [...] O governo entende que é a forma de respeitar o municipalismo e as decisões da área da saúde", complementou.

Continua depois da publicidade

Com relação ao Carnaval de 2022 Doria disse que não pretende autorizar festas, ainda que em locais abertos. "Vamos deixar para o ano de 2023", falou Doria. Segundo ele, a questão dos desfiles de carnaval na capital paulista também está sob análise. "Embora seja uma decisão também do município, está sendo avaliado. Se tivermos uma evolução e um agravamento com esta variante ômicron, o tema será revisto sim [...] Não é o caso ainda, estamos acompanhando, mas dada a evolução acelerada, é um ponto de cautela e preocupação", explicou.

Coronavac para crianças

O tucano afirmou que, enquanto o governo do estado se prepara para a vacinação do público infantil com o imunizante da Pfizer, segue também no aguardo da aprovação da Anvisa quanto ao uso da Coronavac em crianças com idade entre 3 e 11 anos.

Continua depois da publicidade

"Temos a expectativa de que a Anvisa, nos próximos dias, possa analisar e quem sabe deliberar positivamente sobre a aplicação da CoronaVac. Já é uma vacina aceita, segura, eficaz para vacinação de crianças de 3 a 11, vai até uma faixa etária um pouco inferior ao da [vacina] Pfizer, e isso neste momento está em análise pela Anvisa", disse o governador do Estado.

Doria afirmou também que dependerá apenas do recebimento de vacinas por parte do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação de crianças com Pfizer dentro das próximas 3 semanas e que já tem toda a estrutura pronta para a campanha. "Estrutura pronta, seringas compradas, enfermeiros treinados." 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados