Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Turistas precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros depois que fortes chuvas levaram seus equipamentos; o Pico dos Marins é o 26º mais alto do Brasil
07/01/2022 às 16:03 atualizado em 07/01/2022 às 16:15
Continua depois da publicidade
Divulgação das expedições nas redes sociais mostram a frase 'só os irresponsáveis chegam no topo' | Reprodução/Redes sociais
O grupo de 32 turistas que precisou ser resgatado do cume de uma montanha por uma equipe do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (5) foi conduzido até o local por um coach. O grupo acampava no monte quando uma chuva forte e inesperada arrastou as barracas e outros equipamentos que eles trouxeram.
Continua depois da publicidade
A SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) disse os bombeiros montaram uma equipe com agentes de Guaratinguetá e Lorena para localizar os viajantes, que foram avistados às 10h.
O Pico dos Marins é o 26º mais alto do Brasil, localizado a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. O grande paredão rochoso é um dos principais para quem pratica trekking no país. O texto conta com informações do g1.
Continua depois da publicidade
A atitude do coach foi criticada pelo Corpo de Bombeiros. Paulo Roberto Reis, chefe da operação de resgate disse que “Ele foi totalmente irresponsável. Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte. Essa foi a pior ação que a gente viu no Pico dos Marins”.
O coach possui atualmente cerca de 2 milhões de seguidores em uma rede social e organizou a expedição com 60 participantes. No entanto, ao longo do caminho alguns desistiram e somente 32 seguiram com a caminhada. O profissional prometeu "códigos que destravassem a mente" para àqueles que completassem a missão.
Criticando a iniciativa, Reis complementou: “O Corpo de Bombeiros não faz trabalho de precaução, somos um órgão público que atende emergência. Recebemos um chamado para mais de 30 pessoas perdidas, sem equipamentos, debaixo de chuva e pedindo apoio de resgate no Pico dos Marins. Foi isso foi o que o Bombeiro foi atender. E evitamos uma tragédia”, disse Reis."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade