Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A maior preocupação em relação à pandemia no momento é a tendência crescente de mortes, que têm aumentado pela sexta semana consecutiva, diz líder da OMS
Continua depois da publicidade
Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da Capital | /Bruno Rocha/Fotoarena/Folhapress
A maior preocupação em relação à pandemia no momento é a tendência crescente de mortes por Covid-19, que têm aumentado pela sexta semana consecutiva, disse a líder técnica da resposta à crise sanitária da OMS (Organização Mundial da Saúde), Maria Van Kerkhove. Na semana passada, foram registradas 75 mil mortes pela doença ao redor do globo.
Continua depois da publicidade
Kerkhove destacou que a ômicron é a variante predominante globalmente no momento, superando a delta. Em sessão sobre perguntas e respostas ao público, a líder afirmou que "se continuarmos com o número alto de casos como agora, há maiores chances de novas cepas".
"Na semana considerada a pior da pandemia, foram registradas 110 mil mortes. Agora, estamos em 75 mil por semana. Não é um caminho muito longo até lá", disse o diretor executivo da OMS, Michael Ryan.
Continua depois da publicidade
Ryan chamou a atenção para o fato de que o número de mortes por covid-19 está subindo, enquanto o de casos recua. Para o diretor, há duas possibilidades: as mortes podem ser resultados de infecções de semanas atrás ou a testagem caiu "consideravelmente" nos países.
Em apelo ao público, ambas as autoridades reforçaram a importância de que cada cidadão complete o esquema de vacinação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade