A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Depois da Bahia, chuvas fortes devem chegar a São Paulo, Minas e Rio

Estão previstos volumes de 300 mm de chuvas em cidades de Minas e SP; sendo que 30 mm resultam em enchentes, e 120 mm podem causar deslizamentos de terra

28/12/2021 às 19:08  atualizado em 28/12/2021 às 19:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Alagamentos em SP (arquivo)

Alagamentos em SP (arquivo) | Tomaz Silva/Agência Brasil

As chuvas intensas que ocasionaram o que foi declarado como o "maior desastre natural da história da Bahia" pelo governador do Estado, agora se deslocam em direção ao Sudeste e já causam preocupação, uma vez que as precipitações devem ocorrer durante o Réveillon. Segundo a empresa de meteorologia Metsul, o território mais afetado pertence ao estado do Minas Gerais, mas o alerta se estende ao Rio e a São Paulo. 

Continua depois da publicidade

A maior preocupação está no fato de que Minas e Rio possuem muitas regiões serranas, com alto risco de deslizamentos quando ocorrem chuvas fortes. A Metsul prevê que grandes volumes podem ocorrer nos próximos 10 a 15 dias.

Ainda nesta previsão, a empresa destaca a Grande Belo Horizonte, região para a qual está previsto um volume de chuvas de até 300 mm nos próximos sete dias. Na semana que vem, a capital mineira também deve acumular mais de 200 mm de chuvas. O texto conta com informações do O Globo.

Continua depois da publicidade

Os meteorologistas apontam que um volume de 30 mm pelo período de uma hora já é suficiente para causar enchentes. Em regiões montanhosas, o volume de 100 a 120 mm normalmente causa deslizamento de terras. 

Um volume bem maior é o que está previsto para algumas regiões paulistas. Na cidade de Campos do Jordão, por exemplo, são esperados 300 mm de chuva nas próximas duas semanas, considerando o volume histórico para o mês de dezembro na região.

Nesta terça (28), a cidade de São Paulo registrou precipitações em todas as regiões e entrou em estado de atenção para alagamentos em toda a Capital.

Continua depois da publicidade

No Rio, as praias do Litoral Sul têm risco de tempestade durante o Reveillón. O mesmo não ocorre no Litoral Norte, onde a previsão é de precipitações mais fracas.

Estael Sias, Meteorologista do Metsul, afirma que o centro-sul de Minas e o Norte de São Paulo são as regiões  que, no momento, despertam maior atenção da empresa. Mas também há alertas para a região serrana do Rio, as regiões metropolitanas do Rio e Espírito Santo.

"Os resultados das projeções são preocupantes. Diante do cenário que já temos registrado, como na Bahia e norte de Minas, já há um ambiente de vulnerabilidade. Então o risco de transtornos no Sudeste é muito alto", explica o especialista.

Cuidado em rios e cachoeiras

Continua depois da publicidade

Apesar da previsão da Metsul, o meteorologista e professor da UFRJ Wanderson Luiz Silva explica que não há necessidade de se cancelar viagens do réveillon, uma vez que não é possível assegurar que esses volumes de chuva realmente vão ocorrer, mas é importante manter a atenção ao nadar em rios e cachoeiras, por exemplo.

"Difícil saber em qual área específica a chuva será mais intensa. Mas regiões com relevo considerável podem sofrer mais. Ainda não dá para saber se a chuva ficará muito concentrada em apenas um dia, ou mais distribuída até domingo. As chuvas das ZCAS costumam ser generalizadas e esparsas em todo o Sudeste", afirma.

O professor, que lembra também que a região do centro-sul de Minas é onde há previsão de maiores precipitações, mas que também há alerta para a região serrana do Rio e do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

"O que vale é ter atenção contra risco de deslizamentos. Se tiver chovendo intensamente, ficar em local seguro. E se viajar para algum lugar com cachoeira, tomar cuidado com possibilidade de cabeça d'água", concluiu.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados