Volvo ES90 é apresentado na Suécia, mas elétrico só deve chegar ao Brasil no ano que vem

Volvo Car apresentou em Estocolmo seu novo 100% elétrico

Produzido na China, o carro, previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2026, é o primeiro modelo da marca sueca a trazer tecnologia de 800 volts junto a um sistema de bateria de 106 kWh.

Principais benefícios do sistema elétrico privilegiam sua bateria, com capacidade de recarga mais rápida, desempenho geral aprimorado e mais eficiência.

Soma-se a isso novos software e hardware de gerenciamento de bateria e maior autonomia, recarregando mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico.

ES90 pode adicionar 300 quilômetros de alcance em dez minutos em estações rápidas com potência de 350 kW; autonomia geral do novo ES90 é de 700 quilômetros, pelo ciclo de testes europeu WLTP.

Com 4,99 metros de comprimento, 1,94 metro de largura, 1,54 metro de altura, 3,10 metros de distância de entre-eixos, 424 litros de capacidade do porta-malas.

ES90 tem três versões em termos de potência, a primeira com apenas um propulsor, ligado ao eixo traseiro, com 245 kW (333 cavalos), 48,9 kgfm de torque e aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos.

Segunda tem dois motores, um acoplado a cada eixo, com total de 330 kW (449 cavalos), torque combinado de 68,3 kgfm e aceleração até os 100 km/h em 5,5 segundos, enquanto a terceira também utiliza motorização dupla com total de 500 kW.

De acordo com a marca sueca, para criar o novo sistema de 800 volts, cada componente do sistema elétrico foi atualizado para ser compatível, incluindo as células da bateria, os motores, o inversor e o carregamento.

Sistema lançado pelo ES90 fornece mais potência e alcance com a mesma corrente que um de 400 volts, gerando menos calor e permitindo, assim, um carregamento mais rápido sem sobrecarregar a parte elétrica.

Novo software de gerenciamento de bateria desenvolvido pela equipe de engenharia da Volvo Cars cria uma experiência de carregamento mais robusta. Fotos: Divulgação