Veículo se tornou 'vitrine de performance' e superou diversos concorrentes
O 'Jeep Commander' foi lançado no Brasil em 2022 e logo tomou conta do segmento de crossovers e SUVs de sete lugares, deixando para trás concorrentes como o 'Caoa Chery Tiggo 8' e o 'Volkswagen Tiguan Allspace'.
Com robustos 272 cavalos de potência com 40,8 kgfm torque, ele move as novas configurações 'Overland Hurricane' e a 'Blackhawk Hurricane'; a última tornou-se a 'top' do 'Commander'.
A família parte agora das três configurações equipadas com o 'T270' bicombustível, de 185 cavalos e 27,5 kgfm com câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2.
Na estrada, o 'Commander Blackhawk Hurricane' fica mais à vontade. A exuberância do conjunto mecânico proporciona a manutenção de velocidades de cruzeiro na faixa de 120 km/h com baixo nível de ruídos.
A Jeep afirma que o 'Commander Blackhawk Hurricane' atinge a velocidade máxima de 220 km/h, algo que não foi possível confirmar durante o teste.
No topo da linha, ficam as versões com o 'Hurricane 4': a 'Overland Hurricane', de R$ 311.990, e a 'Blackhawk Hurricane', de R$ 327.590.
Em termos de comparação, a versão turbodiesel Overland 'TD380' tem relação peso-potência de 11,2 kg/cv, enquanto as com o motor flex T270 ficam em torno de 9,2 kg/cv.
Nos congestionamentos urbanos, não falta fôlego para buscar espaços para circular de forma ágil. O bem-estar a bordo é reforçado pelo acerto da suspensão, que foi recalibrada pela engenharia da Stellantis nas duas versões com o motor 'Hurricane 4'.
O interior do 'Jeep Commander Blackhawk Hurricane' oferece muito espaço, impressão reforçada pelo teto solar panorâmico. Os bancos são bem estruturados e entregam conforto mesmo em trajetos longos - os frontais trazem a inscrição 'Blackhawk' no encosto. Fotos: Luiza Kreitlon/Texto: Luiz Humberto Monteiro Pereira