Lançada há um ano e meio, nova geração da Ford Ranger tornou-se 'inimigo a ser batido'
Desde o final do século passado, o segmento de picapes médias foi liderado no Brasil pela Toyota Hilux e pela Chevrolet S10; mas isso começou a mudar em julho de 2023, quando a Ford apresentou a Ranger 2024.
Com uma plataforma nova, acoplada de um chassi maior e mais robusto, além do novo motor turbodiesel 3.0 V6, a Ranger cresceu nas vendas.
No ano passado, a picape produzida na Argentina emplacou 31.863 unidades no mercado brasileiro e conquistou um inédito segundo lugar - ficou atrás da Hilux (50.021 emplacamentos), mas superou a S10 (27.407)
Em janeiro de 2025, manteve a vice-liderança, com 2.619 emplacamentos, atrás da Hilux (3.747) e à frente da S10 (2.073); embora a liderança da Hilux não esteja ameaçada, a distância em relação à Ranger, que era de 46,1% em janeiro do ano passado, caiu para 30,1% no primeiro mês de 2025.
Com duas opções de motores turbodiesel 2.0 de quatro cilindros ou V6 , a picape média da Ford revela ter potencial para continuar crescendo; a versão mais cobiçada e a mais cara é a Limited V6, que parte de R$ 341.900.
Maior em todas as medidas em relação à geração anterior, a Ranger tem 5,37 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e 1,88 metro de altura, com distância entre-eixos de 3,27 metros.
Carroceria tem frente elevada marcada pela grade ampla e por faróis de leds em formato de 'C', unidos por uma barra central que se conecta ao para-choque; na lateral, com 'musculatura' bem definida, a linha de cintura percorre toda a picape.
Sob o capô, fica o motor turbodiesel 3.0 V6, de 250 cavalos e 61,2 kgfm, que trabalha acoplado com uma transmissão automática de 10 marchas, a mesma da F-150 e do Mustang.
Com rodas de 18 polegadas, a Limited agrega um santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, bagageiro de teto, lanternas de leds e protetor de caçamba. Fotos: Luiza Kreitlon/Texto: Mariana Ribeiro