Uma das melhores frutas do mundo é brasileira; descubra

Fruta da família das mirtáceas é originária da Mata Atlântica

Uma das melhores frutas do mundo, segundo o TasteAtlas portal considerado a enciclopédia gastronômica dos Estados Unidos, é nativa do Brasil.

Ranking listou as 100 melhores frutas do mundo e a jabuticaba ficou em décimo lugar; de tom roxo escuro e com polpa doce e saborosa, a fruta é uma das favoritas dos usuários do TasteAtlas, responsáveis pela avaliação.

Em 2023, a fruta chegou a ficar em segundo lugar na classificação; agora, a jabuticaba tem uma avaliação de 4,5 de 5 estrelas no site; primeira colocada é a grega rodakina, que tem 4,7 estrelas; veja lista completa.

No topo da lista, está a rodakina naoussas, que é um tipo de pêssego da Grécia; fruta recebeu uma avaliação de 4,7 estrelas.

Em segundo lugar, com 4,7 estrelas, está a truskawka kaszubska, também conhecida como Kaszëbskô malëna, uma variedade de morangos da Polônia.

A mandarini chiou, uma espécie de tangerina grega, recebeu 4,7 estrelas e alcançou a terceira posição.

Quarta posição ficou para as frutas cítricas portokalia maleme chanion kriti, cultivadas nas áreas costeiras da prefeitura de Chania, na ilha de Creta, também na Grécia, com 4,7 estrelas.

Em quinto lugar, com 4,6 estrelas, estão os cítricos valencianos, laranjas, tangerinas e limões cultivados nas províncias de Castellón, Valência e Alicante.

A Mila Zagoras Piliou PDO, maçã obtida da variedade Starking Delicious em Zagora, Makrirahi e Pouriou, recebeu 4,6 estrelas e alcançou a sexta posição.

Em quinto lugar, com 4,6 estrelas, está o Limone Costa d'Amalfi PGI, cultivado na província de Salerno há séculos.

Já na oitava posição, com 4,5 estrelas, está o mangosteen, também conhecido como mangostão roxo, uma planta tropical cultivada por sua fruta doce.

Em nono lugar, está o primitivo, uma variedade de uva italiana com origens bem interessantes; fruta conquistou 4,5 estrelas.

Por fim, a jabuticaba, fruta tradicional brasileira nativa dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, ficou em 10 posição, com 4,5 estrelas. Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro

Veja a matéria completa