Rota cicloturística de São Bento do Sapucaí valoriza a conexão com a natureza
Por conta da produção de vinhos, queijos e azeite, a cidade de São Bento do Sapucaí, distante 185 quilômetros de São Paulo, é conhecida como a 'Toscana Brasileira'.
Uma das melhores maneiras de conhecer esse tesouro paulista, em plena Serra da Mantiqueira, é através de passeios de bicicleta.
São Bento do Sapucaí conta com várias rotas estruturadas para os amantes de bicicleta; de acordo com a Secretaria de Turismo do município, entre os trechos mais atrativos estão:
1. Rota do Quilombo - percorrendo caminhos que resgatam a memória dos quilombos, rota passa por locais como a Pousada do Quilombo, o Museu da Revolução Constitucionalista de 1932 e o Ateliê Ditinho Joana.
Rota é uma oportunidade única para quem deseja fazer uma imersão na cultura quilombola e conhecer melhor alguns pontos históricos da cidade.
2. Rota do Serrano - este é o passeio ideal para quem busca aventura, graças ao sobe e desce das montanhas.
Percurso inclui paradas no Restaurante Lá na Roça, na Microcervejaria Bauzera e na refrescante Cachoeira do Tobogã.
3. Rota do Paiol - outra alternativa para os mais aventureiros, a Rota do Paiol, é um percurso desafiador, com destaque para a icônica Serra do Paiol e o Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú
4. Circuito Cantagalo, Paiol e Baú - este é um trajeto completo para quem gosta de percorrer extensos percursos sob duas rodas.
Para quem aguenta o esforço exigido pelo trajeto, existem recompensas; entre os pontos de parada, estão a Queijaria Fazenda Soares, a Vinícola Santa Maria e a Serra da Luminosa.
E aí, ficou com vontade de fazer alguma das 4 rotas cicloturísticas de São Bento do Sapucaí? Fotos: Pexels