Além da produção de morangos, município é conhecido pelo ecoturismo
Queridinha dos paulistanos, Atibaia, a 60 km de São Paulo, é um dos destinos mais famosos para viagens bate e volta.
Perfeita também para morar, a cidade alcançou uma nota de 9,73 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficando em primeiro lugar entre os municípios com 100 mil a 200 mil habitantes.
Dados são de uma pesquisa realizada pela USP, Ufscar e Fatec-Jaú, que considerou seis elementos para dar nota às cidades: saúde, educação, segurança, meio ambiente, economia e finanças públicas; maiores destaques de Atibaia são educação e saúde.
Na saúde, foram considerados o parâmetro longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), a taxa de mortalidade infantil e o número de mortes por Covid.
Prefeitura afirma que seus esforços com a vacinação, especialmente durante a pandemia, foram fundamentais para os bons resultados.
Já na área da educação, índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e parâmetro escolaridade do IPRS foram os fatores analisados.
Em 2021, apesar das consequências da pandemia, Atibaia conseguiu nota 6,8 no Ideb do Ensino Fundamental.
Turismo em Atibaia - um forte pilar da economia - fator considerado na pesquisa - é o turismo; cidade é conhecida como 'Capital Nacional do Morango' e abriga anualmente uma festa que celebra a fruta.
Além do morango, a cidade também é conhecida por sua gastronomia com produtos frescos e locais; Atibaia é recheada de cafés charmosos, mercados e feiras de produtos artesanais.
Destino também é ideal para ecoturismo e contato com a natureza; um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é a Pedra Grande, que proporciona uma vista espetacular da Serra da Mantiqueira.
Cachoeiras, trilhas, passeios ecológicos e esportes radicais dão à Atibaia a fama de uma das melhores cidades para ecoturismo.
Pela proximidade com São Paulo, o município recebe milhares de turistas procurando esse tipo de atividade. Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro