Saiba o que é anedonia

Saúde de pessoas com anedonia requer atenção e tratamento

A anedonia é quando a pessoa não sente mais satisfação em realizar atividades que antes eram prazerosas, como sair com amigos, praticar hobbies ou até desfrutar de uma boa refeição.

No Brasil, mais de 11,5 milhões convivem com essa condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os principais sinais incluem perda de interesse por atividades, dificuldade de concentração, alterações do sono como insônia ou sono excessivo e diminuição ou ausência de libido.

Geralmente, a origem está ligada à depressão, mas condições como esquizofrenia, transtornos de ansiedade, Mal de Parkinson e estresse pós-traumático também podem desencadear o problema.

Além disso, fatores como histórico de abuso, eventos traumáticos e o uso prolongado de drogas ou medicamentos, como antidepressivos, agravam o quadro.

Por se tratar de um sintoma, e não de uma doença isolada, o tratamento da anedonia envolve abordar sua causa subjacente. 

A terapia cognitivo-comportamental e o uso de medicamentos, como os inibidores seletivos da recaptação de dopamina e noradrenalina, são os métodos mais utilizados. 

Técnicas complementares, como yoga, mindfulness, acupuntura e massagens, ajudam a relaxar a mente e aliviar sintomas associados. (Texto feito por Raphael Miras / Fotos: Pixabay)

Veja a matéria completa