Renault Kardian investe no custo-benefício para ampliar público-alvo; entenda

Versão Evolution do utilitário esportivo tem câmbio manual

Kardian foi lançado há um ano, em março de 2024; mas as vendas do crossover compacto da Renault custaram a embalar.

Depois de alguns meses empacado em torno dos 1.500 emplacamentos por mês, evoluíram para 3 mil vendas mensais no início do segundo semestre e fecharam o ano com média de 4 mil comercializações por mês.

Lançado nas configurações Evolution (atualmente, oferecida por R$ 118.090), Techno (R$ 129.990) e Première Edition (R$ 138.990), o Kardian cresceu suas vendas em cerca de 30% a partir de outubro.

Crescimento foi impulsionado pelo lançamento da versão Evolution com câmbio manual, que ampliou para baixo a faixa de preços do modelo.

Preço do modelo parte de R$ 106.990 aproximadamente, 10% abaixo da Evolution com câmbio automatizado de dupla embreagem; preço-base vale somente para a carroceria em Preto Nacré.

Crescer no segmento de utilitários esportivos, responsáveis por cerca de 50% das vendas de automóveis novos no Brasil, parecia uma aposta fácil de ganhar.

Contudo, quando tudo indicava que o Kardian finalmente se estabilizaria em um patamar mais elevado de vendas, o primeiro bimestre de 2025 começou de forma desanimadora para o pequeno SUV.

Foram 1.675 vendas em janeiro e 1.903 em fevereiro números que devolveram o carro às médias de vendas do início de 2024.

Elevada quantidade de concorrentes diretos já consolidados, com sucessivas novidades do segmento, justifica eventuais oscilações nas tendências dos consumidores.

Kardian Evolution MT traz o mesmo motor TCe 1.0 do restante da linha um turbo flex de três cilindros com duplo comando variável e injeção direta que rende 120/125 cavalos e 20,4/22,4 kgfm com gasolina/etanol.

No quesito segurança, os principais itens de série são os seis airbags (frontais, laterais e de cortina). Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix