Peça 'Rei Lear', de William Shakespeare, será apresentada no Teatro Arthur Azevedo, na zona norte ...
Em uma homenagem à arte drag queen, a Cia. Extemporânea coloca nos palcos uma adaptação da tragédia 'Rei Lear', de William Shakespeare (1564-1616).
Espetáculo, que já esteve em cartaz na Capital, faz uma nova temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo, na região de Santana, entre quinta e domingo (31/10 a 3/11).
Na tragédia de Shakespeare, Lear, rei da Bretanha, está muito velho e anuncia que decidiu dividir seu reino entre suas três filhas: Goneril, Regan e Cordelia. Antes de passar a coroa, o monarca pergunta: 'qual das três me ama mais?'.
Quem demonstrasse maior amor pelo pai ganharia a maior porção de terras. Cordelia, a mais nova e a única que o ama genuinamente, se recusa a participar daquele jogo. Furioso, Lear decide condenar a caçula ao exílio.
Após o banimento da irmã, Regan e Goneril começam uma luta violenta pelo poder. Traído pelas filhas, o velho rei vê seu reino à beira de uma guerra e afunda em uma espiral de loucura, arrependido por banir a única pessoa que o amou de verdade.
Com figurinos de Salomé Abdala e visagismo de Malonna e Polly, a montagem da Cia. Extemporânea imagina um mundo drag queen, onde todos os eventos e conflitos são modulados por essa estética.
'A peça mostra como a tragédia shakespeariana e a arte drag têm vários pontos de contato', diz João Mostazo, dramaturgo que assina a adaptação do texto. Fotos: Matheus José Maria / Texto: Mariana Ribeiro