Qual o melhor adoçante: sucralose, xilitol, stevia ou sweet natural?

Nutricionista revela qual dos tipos de adoçante você deve usar

Quem aboliu o açúcar da dieta, mas não abre mão de alimentos adocicados, sabe que existem diversos tipos de produtos para tornar as refeições e bebidas menos amargas.

Mas, afinal, qual o melhor adoçante? 

Nutricionista Elaine Moreira explica que o uso de cada tipo depende do objetivo e do perfil de cada consumidor. 

De acordo com Moreira, cada tipo de adoçante tem uma finalidade diferente; há segmentos para quem quer menos calorias, assim como há aqueles que são menos amargos. 

'Sucralose é para quem busca reduzir o açúcar, sem abrir mão de um sabor bem doce; Xilitol é para quem quer o sabor doce do açúcar, com menos calorias e a Stevia para quem não abre mão da naturalidade', diz a especialista.

'Já o Eritritol é ideal para quem gosta de suavidade e nada muito doce; para quem quer a naturalidade da Stevia, mas se incomoda com o amargor, uma boa opção é o Sweet Natural', completa.

De acordo com a nutricionista, Stevia resulta em menos amargor porque é uma mistura entre o eritritol e uma stevia especial, com o menor sabor residual do mercado.

Com o aumento da busca por alternativas saudáveis ao açúcar, entender as diferenças entre esses adoçantes pode ajudar na escolha certa para sua dieta; confira abaixo.

Sucralose - origem e calorias: a Sucralose é um adoçante artificial não calórico.

Perfil de sabor: possui um sabor doce com menos amargor residual em comparação a outros adoçantes, segundo pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Impactos na saúde: considerado seguro para consumo, mas pode apresentar um leve gosto químico, de acordo com estudos publicados na revista Food Research International.

Xilitol - origem e calorias: o Xilitol é um poliol derivado de plantas, com calorias reduzidas em comparação ao açúcar, segundo pesquisas da Universidade de Cingapura.

Perfil de sabor: tem um sabor semelhante ao açúcar, com menos efeitos colaterais de sabor, segundo estudos da mesma universidade.

Impactos na saúde: pode beneficiar a saúde dental e tem baixo índice glicêmico, mas, em grandes quantidades, pode causar desconforto gastrointestinal, de acordo com pesquisas publicadas na revista Nutrients.

Stevia - origem e calorias: a Stevia é um adoçante natural não calórico, extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana, segundo estudos da Universidade de Córdoba (Espanha).

Perfil de sabor: pode apresentar um gosto amargo e residual, dependendo da concentração de rebaudiosídeo A, de acordo com pesquisas da Unicamp.

Impactos na saúde: considerado seguro, a Stevia pode ter benefícios adicionais, como propriedades antidiabéticas e anticancerígenas, segundo estudos publicados na revista Critical Reviews in Biotechnology.

Sweet Natural - origem e calorias: o Sweet Natural geralmente se refere a misturas de adoçantes naturais, mas sua composição exata varia conforme o produto.

Perfil de sabor e impactos na saúde: características dependem da combinação de ingredientes, buscando equilibrar sabor e benefícios à saúde.

E aí, descobriu qual é a melhor opção de adoçante para você? Fotos: Pexels

Veja a matéria completa