Má reputação da carne está relacionada à sua textura mais firme
Gastronomia mundial é marcada pela diversidade de sabores e texturas, influenciados diretamente pela região, cultura e tradição por trás de cada prato.
Recentemente, uma pesquisa feita pelo TasteAtlas mostrou que um famoso prato brasileiro está no topo da lista dos pratos mais mal avaliados do mundo.
Em um ranking com os 10 pratos mais mal avaliados, o coxão duro brasileiro assume a liderança como o 'pior prato'.
O que é coxão duro? Retirado da parte traseira da perna do boi, o coxão duro é um corte bastante popular na mesa do brasileiro.
Principal característica é a textura mais firme, que exige modos de preparos específicos para se obter mais sabor e maciez.
Custo acessível faz da carne uma escolha frequente nas cozinhas brasileiras, tanto para churrasco quanto para cozidos, utilizando a panela de pressão.
Má reputação do coxão duro pode ser explicada por uma série de fatores; um dos principais está relacionado à sua textura mais firme, que muitas vezes não agrada os consumidores.
Quando não é preparado da maneira correta, esse corte tende a ficar seco e rígido, o que compromete o sabor e a experiência à mesa.
Outro aspecto relevante diz respeito às preferências culturais; enquanto em algumas regiões do Brasil o coxão duro é bastante utilizado, em outros países o corte não tem a mesma aceitação.
Nessas culturas, há uma preferência por carnes mais suculentas e com menor resistência na mastigação, o que contribui para a visão negativa em relação a esse tipo de carne. Fotos: Pexels