Espetáculo é dirigido por Fernando Nitsch
O que move a humanidade? Onde menos se espera, em meio ao caos e a barbárie, será que é possível encontrar uma ponta de esperança, um resquício de luz que nos indicará um caminho a seguir?
Questões como essas são o ponto de partida do espetáculo 'O Mar', do dramaturgo uruguaio Federico Roca, que estreou em 2023, sob direção de Fernando Nitsch.
Agora, com atuação de Bete Dorgam, Laura La Padula e Yael Pecarovich, a peça ganha uma temporada gratuita de circulação por teatros de São Paulo.
Montagem poderá ser assistida pelo público no Teatro Paulo Eiró, de 21 a 30 de março, e entre abril e maio, nos Teatros Cacilda Becker e Arthur de Azevedo.
Detalhes da peça - o espetáculo 'O Mar', de Federico Roca, coloca o público diante do conflito entre Israel e Palestina através do olhar feminino.
De forma poética, a peça apresenta uma perspectiva de diálogo entre mulheres que estão em lados opostos do conflito.
Durante a história, as personagens de Bete Dorgam, Laura La Padula e Yael Pecarovich convidam o espectador a pensar sobre como o ser humano tem dentro de si a força necessária para não sucumbir diante do ódio e da intolerância.
Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar.
A avó, Adila, tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar; porém, um acontecimento inesperado obriga as três a permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.
De acordo com Roca, autor da obra, 'O Mar' é uma homenagem às mulheres palestinas e israelenses e às tradições dos dois povos, tradições essas que mais aproximam suas culturas do que afastam.
Montagem brasileira do espetáculo tem direção de movimento de Marina Caron e direção musical de Sonia Goussinsky. Fotos: Tita Couto/Texto: Mariana Ribeiro