Estudos mostram desconexão entre expectativas do presenteado e do doador
Um estudo revelou que as pessoas preferem presentes de quem conhecem realmente. Elas querem receber apenas coisas com maior significado de amigos próximos e pessoas com fortes conexões emocionais.
Se você se acha uma pessoa poderosa, provavelmente dará um presente material, de acordo com pesquisas. Já se você tem seu senso de poder é baixo, preferirá um presente mais experiencial.
Muitas vezes o doador do presente está mais interessado na felicidade própria do que na do presenteado. Essa pessoa acaba até abrindo mão de escolher um presente que faria mais sentido para a pessoa amada, só para não ferir seu ego, diz estudo.
Nada de cinto ou meias. De acordo com uma pesquisa, as pessoas preferem itens que tenham algum significado e transmitam sentimento. Preferem algo que tenha custado tempo, esforço mental, físico ou grande atenção por parte de quem presenteia.
Nem sempre optar pela lista de desejos da pessoa é ruim. Um estudo revelou que amigos próximos acabam ignorando as dicas formais concedidas pelos seus presenteados. Por outro lado, pessoas mais distantes costumam optar pela lista de presentes e assim, acerta mais.