Modelo está disponível no Brasil somente pelo programa de assinatura da marca
Há três anos, em março de 2022, a Volkswagen apresentou mundialmente o seu maior lançamento para aquele ano, o ID. Buzz.
Uma homenagem à Kombi, não uma nova geração, o ID. Buzz reinterpreta o carismático utilitário da marca alemã, lançado em 1950, agora como uma minivan inteiramente elétrica.
Produzido na Alemanha, o modelo chegou às concessionárias europeias ainda em 2022, nas versões de passageiros e de carga.
Setenta unidades da configuração de passageiros desembarcaram em novembro de 2023 no Brasil; aqui, a própria Volkswagen se refere ao ID. Buzz como uma 'Kombi elétrica'.
Mas o ID. Buzz não foi colocado à venda no mercado nacional é oferecido exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive; - e é uma raridade absoluta nas ruas brasileiras.
Programa de assinatura oferece o ID. Buzz somente na variante Pro, para cinco passageiros, na cor metálica Azul Starlight ou na tradicional 'saia e blusa' Branco Candy e Amarelo Pomelo.
Preços atualmente partem de R$ 8.990 mensai; no final de 2023, a mensalidade mínima era de R$ 12.990.
Contratos têm duração de 24, 36 ou 48 meses e incluem serviços de manutenção, seguro, documentação, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador; ao término do contrato de assinatura, o veículo é devolvido à fabricante.
ID. Buzz é feito sobre a plataforma modular elétrica MEB, a mesma do utilitário esportivo ID.4, que também compartilha o motor elétrico com 170 kW de potência (204 cavalos) e 31.6 kgfm de torque.
Assim como a Kombi original, o ID. Buzz é uma minivan; tem 4,71 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,91 metro de altura e 2,99 metros de distância de entre-eixos.
Em relação à última Kombi produzida no Brasil, em 2013, o ID. Buzz é 21 centímetros mais comprido, 26 centímetros mais largo, 13 centímetros mais baixo e tem 59 centímetros a mais de entre-eixos.
Na antiga Kombi, a configuração com três fileiras inteiriças de bancos levava até nove pessoas normalmente, a quantidade de passageiros ia além disso. Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix