Nissan Versa Sense reforça custo-benefício do modelo

Versão do sedã compacto parte de R$ 115.690

Sedã compacto Versa, produzido em Aguascalientes, no México, é o modelo de entrada da Nissan no mercado brasileiro.

Sob o capô, toda a linha Versa traz o mesmo motor aspirado 1.6 16V flex do Kicks Play, que rende 113 cavalos a 5.600 rpm e 15,3 kgfm 4 mil giros com etanol.

Versão de entrada Sense, que parte de R$ 115.690, é o Nissan mais barato comercializado no Brasil e ajuda a posicionar o Versa como uma opção competitiva no segmento de sedãs compactos.

Acima dela, só a Advance (R$ 123.890), a SR (R$ 128.690) e a topo de linha Exclusive (R$ 141.490).

Custo inicial do Versa Sense vale somente para a carroceria na cor Preto Premium; outras cores disponíveis (Cinza Grafite, Cinza Lunar, Prata Classic e Branco Aspen) acrescentam R$ 2 mil à fatura.

Por fora, o Versa Sense preserva as caraterísticas básicas das demais configurações da linha do sedã mexicano; tem 4,50 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 1,47 metro de altura.

Plataforma V da linha Versa, de 2012, foi atualizada em 2020 para aceitar recursos de assistência ao motorista (ADAS), mas boa parte deles não é disponível na configuração mais básica.

Conceito de design é o V Motion 2.0, bastante contemporâneo e com volumes bem definidos, que fazem com que o sedã compacto pareça ser um médio.

Versão Sense do Versa é quase 20% mais barata que a top Exclusive; para obter tal redução de preço, a Sense simplifica acabamentos e diminui a oferta de equipamentos mas está longe de ser um sedã peladão.

É possível recorrer aos opcionais para suprir algumas carências do Versa Sense, como sensor de estacionamento dianteiro (R$ 1.132), câmera de ré (R$ 667) e carregador de celular sem fio (R$ 931). Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix