Musical inspirado nas produções artísticas de Chico Buarque chega a São Paulo

Peça narra saga de duas famílias cariocas ao longo de três gerações

O Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, se prepara para receber uma temporada do musical 'Nossa História com Chico Buarque', dos premiados Vinicius Calderoni e Rafael Gomes, que também assina a direção, entre quinta-feira (30/1) e sexta (28/2).

A montagem inspirada nas canções, álbuns, livros e espetáculos teatrais de Chico Buarque, traz em seu elenco Laila Garin, Heloisa Jorge, Artur Volpi, Felipe Frazão, Francisco Salgado, Larissa Nunes, Luísa Vianna e Odilon Esteves, com participações especiais de Soraya Ravenle e Ju Colombo.

'Nossa História com Chico Buarque' nasceu do desafio de contar um enredo original concebido sob a inspiração do universo buarqueano. A ideia do musical surgiu de uma provocação de Andréa Alves, da produtora cultural carioca 'Sarau Cultura Brasileira', para o diretor Rafael Gomes.

O espetáculo acompanha a saga de duas famílias cariocas ao longo de três gerações e se passa em três momentos: 1968, 1989 e 2022, não à toa datas fundamentais para se contar a história recente da política e da sociedade brasileiras.

Nos anos retratados, respectivamente, o País atravessava a pior fase da Ditadura Militar, o período da redemocratização e, por fim, o momento depois da pandemia e de uma nova ruptura democrática. 

As narrativas de cada uma das famílias começam separadas e vão aos poucos se interligando, formando um mosaico que contrapõe passado, presente e futuro.

Durante a trama, um narrador costura histórias e traz a realidade sociopolítica do Brasil para as margens da cena, encarnando também a 'presença-ausente' de Chico Buarque e sua latente relação com a vida do País, em termos históricos e emocionais.

Enquanto os conflitos, paixões, encontros e desencontros das personagens se desenrolam no palco, mais de cinquenta canções e trechos de composições de Chico Buarque se embaralham com os diálogos, pontuando a ação e se incorporando à dramaturgia.

Entre as músicas selecionadas, estão clássicos incontestáveis ('Construção', 'O Que Será'), hits radiofônicos ('A Banda', 'Olhos nos Olhos'), obras também compostas para outras peças ('Tatuagem', 'Roda Viva', 'A História de Lily Braun') e criações mais recentes.

Os ingressos para 'Nossa História com Chico Buarque' custam a partir de R$ 21 e o musical terá sessões de quintas a domingos, com uma sessão extra na quarta (26/2). Fotos: Marcelo Rodolfo e Renato Mangolin/Texto: Mariana Ribeiro