Pesquisa revela que auriculoterapia com sementes de mostarda reduz dores na coluna
Dor na lombar, conhecida como lombalgia, afeta músculos e ossos dessa região, impactando a qualidade de vida e o rendimento no trabalho.
Muitos profissionais, principalmente os que passam longas horas sentados, sofrem com o problema.
Medicamentos tradicionais podem ser paliativos ou causar efeitos colaterais, mas hoje existem alternativas eficazes, como a acupuntura, que não é invasiva.
Um estudo publicado na revista 'Fisioterapia e Pesquisa' explica sobre a auriculoterapia, uma técnica da acupuntura que utiliza sementes de mostarda no lugar de agulhas.
Como funciona? Terapia estimula pontos específicos da orelha, que correspondem a diferentes partes do corpo, promovendo alívio de dores e outros sintomas.
Pesquisa foi feita com profissionais de enfermagem de dois hospitais de Recife, PE, que sofriam de lombalgia.
Auriculoterapia age estimulando o cérebro a liberar substâncias como endorfina, serotonina e encefalina, que aliviam dores, estresse e ansiedade.
Mais de 60% das auxiliares de enfermagem estudadas sofriam de lombalgia e a técnica mostrou-se eficaz na redução da dor e da pressão na coluna.
Resultados - estudo comprovou que a auriculoterapia com sementes de mostarda aumenta o limiar de dor à pressão na coluna lombar, melhorando a qualidade de vida e a produtividade.
Apesar dos resultados positivos, os autores destacam a necessidade de mais estudos com amostras maiores e parâmetros controlados.
Auriculoterapia é uma alternativa natural que merece maior divulgação e aplicação na área da saúde. Fotos: Pexels (imagens ilustrativas)