Maior jardim de praia do mundo deslumbra turistas de Santos; conheça

Símbolo da cidade, jardim encanta moradores e turistas

O jardim da orla de Santos é o maior jardim frontal de praia do mundo; ele tem cerca de 5,3 km de extensão e é um dos principais cartões postais da cidade, localizada no litoral de São Paulo.

A manutenção do imenso jardim é feita diariamente por uma equipe de cerca de 20 profissionais; jardineiros, ajudantes e podadores garantem a beleza do espaço colorido.

O espaço verde abriga mais de 200 espécies de plantas, incluindo lírios, dracenas e chapéus-de-sol; muitas dessas plantas são exóticas, vindas de outros continentes.

Durante a primavera, a equipe de manutenção intensifica os cuidados com o local; as podas de limpeza e o combate de pragas são prioridades nessa estação.

Já o verão é a estação mais desafiadora para a manutenção do jardim; o calor e a umidade aumentam o crescimento de ervas daninhas, exigindo trabalho contínuo.

O paisagismo é planejado com plantas de diferentes alturas; isso cria uma composição harmoniosa e colorida que encanta turistas e moradores.

A escolha das plantas leva em conta as condições climáticas de Santos; elas precisam ser resistentes à maresia, ventos fortes e altas temperaturas.

Além da equipe regular, o jardim conta com o apoio de reeducandos de um projeto social; eles ajudam na manutenção, contribuindo para a preservação do local.

O espaço na orla começou a ser construído em 1914, com projeto do engenheiro Saturnino de Brito; ao longo dos anos, o espaço foi se expandindo e ganhando novos traçados.

Mais de 70 monumentos estão distribuídos pelo jardim da orla de Santos; entre eles, estão estátuas, bustos e fontes, que complementam a beleza do local. Fotos: Prefeitura de Santos/Texto: Mariana Ribeiro