Satélite natural da Terra será protagonista do primeiro eclipse total de 2025
Primeiro eclipse lunar do ano já tem data marcada e será visível em toda a América Latina, incluindo o Brasil: dia 14 de março.
Fase total do eclipse lunar, que durará cerca de uma hora e cinco minutos, começará às 3h25 (horário de Brasília).
Será o momento em que a Terra se alinhará entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite.
No Brasil, a entrada na penumbra ocorrerá às 23h57 de quinta-feira, 13 de março, e o ápice do eclipse será às 2h59 de sexta-feira, 14 de março.
O que é um eclipse lunar? Fascinando a humanidade desde os tempos antigos, os eclipses ocorrem quando um corpo celeste se contrapõe à luz de outro.
No caso do Sistema Solar, onde está a Terra, os eclipses vistos do nosso planeta podem ser tanto lunares quanto solares.
Alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol fará com que o satélite natural do nosso planeta adquira uma tonalidade avermelhada, fenômeno conhecido como 'Lua de Sangue'.
Eclipses lunares são mais acessíveis, pois não exigem equipamentos especiais para observação; uso de binóculos ou de um pequeno telescópio pode melhorar a experiência.
Também é possível captar fotografias do eclipse com um telefone celular sob as condições certas. Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro