Criado para atender idosos, veículo viralizou nas redes sociais
Ele é pequeno, lento e faz sucesso nas redes sociais. Chamado de triciclo elétrico, já conquistou o apelido de tuk-tuk moderno.
O triciclo elétrico coberto virou febre no TikTok e ganhou admiradores ao redor do mundo. Em 2023, mais de 30 mil unidades foram exportadas da China.
Com capacidade para até três passageiros, o triciclo possui duas portas, pedal de aceleração e freio manual. Alguns modelos incluem ar-condicionado, trazendo conforto aos usuários.
Conhecido como Laotoule, o veículo foi criado inicialmente para deslocamentos de idosos. No entanto, com as redes sociais, tornou-se popular entre pessoas de todas as idades.
Os modelos disponíveis variam na potência do motor, velocidade máxima e autonomia da bateria. Em geral, eles não ultrapassam os 45 km/h, sendo ideais para pequenos trajetos urbanos.
No Aliexpress, o triciclo custa cerca de US$ 1,7 mil, o equivalente a pouco mais de R$ 10 mil. Um preço acessível para quem busca praticidade e economia no transporte.
Em São Paulo, uma empresa tentou implementar um serviço de transporte por aplicativo com tuk-tuks elétricos. Porém, a prefeitura proibiu o uso, considerando o serviço semelhante ao mototáxi, que é ilegal no município.
Segundo a legislação brasileira, ciclomotores são veículos de duas ou três rodas com até 50 cm³ ou 4 kW de potência. Acima disso, passam a ser classificados como motocicletas.
O triciclo pode circular nas cidades, mas é proibido em rodovias federais e estaduais. Os condutores precisam de habilitação ACC ou categoria A para dirigir o veículo. (Fotos: Reprodução/Youtube e Instagram - Texto: Adriano Assis)