Modelo conta com a tecnologia Bio-Hybrid
A tecnologia híbrida leve, ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), foi lançada na linha brasileira da Fiat em novembro do ano passado, simultaneamente no utilitário esportivo compacto Pulse e em sua versão com carroceria em estilo cupê, o Fastback.
Os dois modelos são produzidos assim como a linha "normal" de ambos no Polo Automotivo de Betim (MG), onde foi desenvolvida a tecnologia que combina um motor a combustão flex com um elétrico multifuncional, chamada pela Stellantis de Bio-Hybrid.
O Fastback Hybrid é oferecido em duas versões: a Audace, com preço de R$ 155.990, e a Impetus (o modelo testado), a R$ 165.990 ambas custam exatos R$ 6 mil a mais em comparação às mesmas configurações sem a tecnologia híbrida leve.
O sistema híbrido "dual-battery" é capaz de gerar torque adicional para o propulsor a combustão, mas não traciona o veículo sozinho não há, portanto, uma autonomia 100% elétrica, como nos carros com sistema híbrido tradicional ou completo.
A tecnologia Bio-Hybrid é composta por duas baterias de 12 volts, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (abaixo do banco do motorista).
Os quatro airbags da linha Fastback dois frontais e dois laterais também foram mantidos nas opções híbridas. Fotos: Divulgação/Texto: Daniel Dias