Exposição no MIS celebra os 50 anos de carreira de Ney Matogrosso

Público poderá conferir centenas de objetos originais, trechos de apresentações e depoimentos

Para homenagear o imenso legado do artista, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, preparou uma exposição sobre a vida e obra de Ney, marcada para abrir ao público na sexta-feira (21/2).

Mostra "Ney Matogrosso" fará um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação na frente dos palcos desde a estreia como vocalista do grupo "Secos & Molhados", até seu mais recente álbum "Nu com minha música", o primeiro concebido separadamente de um show.

Dividida em seis áreas, a exposição exibirá centenas de elementos têxteis usados pelo artista, como figurinos e adereços de shows (da década de 70 até os anos 2000), marcas registradas de Ney, além de videoclipes, documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs.

Com curadoria de André Sturm, diretor-geral do MIS, o projeto expográfico é assinado pelos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá, enquanto os textos foram escritos pelo jornalista Julio Maria, autor da biografia 'Ney Matogrosso', lançada em 2021 pela Companhia das Letras. 

Exposição terá ainda elementos cenográficos desenvolvidos pela Paris Entretenimento para o filme "Homem com H". O longa, com previsão de lançamento para maio, tem direção de Esmir Filho e o ator Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso.

O longa, com previsão de lançamento para maio, tem direção de Esmir Filho e o ator Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso.

Os ingressos para a exposição estão à venda desde esta quarta-feira (5/2) e os valores variam de R$ 15 a R$ 30. Toda terça e toda terceira quarta-feira do mês a entrada é gratuita.

Ao longo da mostra, haverá ainda trechos de uma entrevista concedida por Ney Matogrosso ao programa "Notas Contemporâneas", do MIS, em homenagem aos 45 anos do Museu. Fotos: Divulgação (MIS)/Texto: Mariana Ribeiro