Esses 5 alimentos prometem baixar seu colesterol; veja

Alimentação saudável ajuda a reduzir níveis do colesterol e triglicerídeos

Colesterol é uma substância gordurosa, presente em todas as células do corpo, que desempenha um papel crucial na produção de hormônios, absorção de vitaminas e construção de membranas celulares.

Contudo, o excesso dessa gordura, especialmente a do tipo LDL (o colesterol "ruim"), acaba por ser tornar uma grave e silenciosa ameaça à saúde cardiovascular.

Alguns alimentos, porém, são capazes de controlar e até diminuir o colesterol mais rapidamente; confira cinco alimentos que, de acordo com cardiologistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ajudam a reverter o problema.

1. Aveia - o primeiro passo para reduzir o colesterol é, segundos os especialistas, comer uma tigela de aveia no café da manhã, já que ela fornece cerca de 2 gramas de fibra solúvel.

Comer aveia regularmente pode reduzir significativamente, além do colesterol, alguns fatores de risco para doenças cardíacas.

Aveia e farelo de aveia são fontes concentradas de uma fibra solúvel chamada beta-glucana, que impede a absorção do colesterol no trato gastrointestinal. 

2. Morangos - as frutinhas vermelhas são capazes de reduzir o colesterol total, além de protegerem o coração; estudos apontam que o consumo frequente de morangos reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

O alto conteúdo antioxidante da fruta ajuda a reduzir a oxidação das gorduras, o que evita o depósitos de partículas de lipoproteínas (colesterol LDL) nas artérias.

3. Azeite extra virgem - todos os óleos vegetais líquidos contribuem para a redução do colesterol, porém, a melhor escolha é o azeite, alimento protagonista da dieta mediterrânea e muito presente nos pratos brasileiros.

Em seu composto, o azeite carrega o ácido oleico (ácido graxo monoinsaturado), que, de acordo com evidências científicas, é uma gordura boa capaz de reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).

4. Uvas - de acordo com os especialistas, a uva ajuda na limpeza das artérias; taninos e antocianinas, mais presentes nas uvas roxas e pretas, e a clorofila, das uvas verdes, são compostos bioativos com ação antioxidante.

Combatendo os radicais livres, as uvas evitam a oxidação das células de gordura, diminuindo assim os níveis de colesterol 'ruim', LDL, e triglicerídeos no sangue.

5. Soja - o consumo de soja ou de alimentos derivados do produto, como o tofu e a bebida de soja, ajuda a controlar o colesterol.

Pesquisas apontaram que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia (280 gramas de tofu ou duas xícaras e meia de leite de soja) pode reduzir o colesterol LDL em 5% a 6%.

Já incluiu esses alimentos saudáveis na sua dieta? Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro