Esse ingrediente natural cuida da mente, corpo e saúde feminina

Especiaria combate doenças mentais, alivia sintomas da TPM e ajuda na perda de peso

Conhecido como a especiaria mais cara do mundo, o açafrão é usado há séculos no Mediterrâneo não apenas como tempero, mas também como aliado em tratamentos medicinais.

Extraído da flor Crocus sativus, esse ingrediente natural passa por um processo de colheita delicado e trabalhoso, o que explica seu alto custo. 

No entanto, o valor do açafrão vai além do aspecto financeiro.

Ele é rico em antioxidantes potentes, como crocina, crocetina, safranal e kaempferol, que ajudam a combater os danos causados pelo envelhecimento - além de trazer benefícios significativos à saúde mental.

Quais são os principais benefícios? Estudado em inúmeros casos por conta dos seus efeitos positivos à saúde, a especiaria contribui para o humor e satisfação pessoal quando usado como complemento alimentar em dietas.

Por conta das suas substâncias químicas, o açafrão pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão leve a moderada, distúrbios cognitivos e do sono.

Especificamente para mulheres, ele é conhecido por aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como irritabilidade, dores de cabeça e ansiedade. 

Composto químico crocina possui um efeito calmante gerado nos neurotransmissores cerebrais, o que possibilita uma maior concentração. 

Além disso, o açafrão contém propriedades afrodisíacas essenciais para a melhora do desempenho sexual.

Perda de peso - estudos do Centro de Pesquisa em Nutrição, Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, Irã, indicam que essa especiaria pode controlar o nível de serotonina no cérebro, que por sua vez, afeta o humor e a sensação de saciedade. 

Outro estudo da mesma univeridade, aponta que o suplemento de açafrão também pode diminuir o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e a massa gorda total. 

Mas lembre-se, a especiaria sozinha não causa o emagrecimento; é preciso uma dieta prescrita por um médico e atividades físicas regulares. 

Tratamento do Alzheimer e Doença de Parkinson - por conta das propriedades antioxidantes, o açafrão diminui o número de moléculas instáveis que podem danificar as células, chamadas de radicais livres.

Além de aumentar o nível de acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória.

No caso do Parkinson, a crocetina ajuda a proteger os neurônios, contribui no tratamento da doença e melhora a falta de coordenação motora. 

Pouco usada pelos brasileiros, essa especiaria traz inúmeros benefícios; adicioná-la no seu dia a dia pode te ajudar a combater inúmeros problemas de saúde. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa