Conhecido por seu aroma marcante e sabor único, planta aumenta o estado de alerta
Em um estudo recente, pesquisadores descobriram pela primeira vez que inalar o óleo essencial de alecrim antes de uma tarefa pode ajudar as pessoas a se lembrarem do que precisam fazer, além de oferecer uma série de benefícios à saúde.
Conhecido por seu aroma marcante e sabor único, o alecrim é uma erva que vai muito além de aplicações culinárias.
Equipe de psicólogos da Universidade de Northumbria, em Newcastle, testou os efeitos positivos de óleos essenciais de alecrim e fez algumas descobertas.
Dr. Mark Moss, que apresentou os resultados na conferência da Sociedade de Psicologia Britânica em Harrogate, disse que os benefícios começaram a ser comprovados por meio de investigação científica.
Entre as muitas vantagens do alecrim, a erva contribui para o funcionamento do sistema nervoso, protege o fígado, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão de alimentos.
Benefícios para memória - em uma série de testes, o óleo essencial de alecrim aumentou as chances de se lembrar de fazer as coisas no futuro de 60% a 75% em comparação com pessoas que não haviam sido expostas ao óleo.
Outros resultados também têm mostrado que o óleo essencial aumenta o estado de alerta e melhora a memória de longo prazo.
Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem ter implicações para o tratamento de indivíduos com limitações de memória.
Estudo - O óleo essencial de alecrim foi feito em uma sala de testes colocando quatro gotas em um difusor de aroma e ligando-o cinco minutos antes das pessoas entrarem na sala.
Ao todo, 66 pessoas participaram do estudo e foram divididas aleatoriamente entre sala com aroma de alecrim e sala sem aroma; em cada sala, os participantes completaram um teste projetado para avaliar suas funções de memória prospectivas.
Voluntários, todos adultos saudáveis, também responderam a questionários avaliando seu humor; sangue foi coletado de voluntários e analisado para verificar se os níveis de desempenho e as mudanças de humor.
Após a exposição ao aroma de alecrim, foram encontradas concentrações de um composto conhecido como 1,8-cineol no sangue.
Composto também é encontrado no óleo essencial de alecrim e já foi demonstrado anteriormente que atua nos sistemas bioquímicos que sustentam a memória. Fotos: Pexels