Municípios possem bons índices na economia e educação
De acordo com um estudo realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS), o estado de São Paulo possui duas das três cidades com melhor qualidade de vida no Brasil.
Liderança ficou para Gavião Peixoto e terceira posição para São Carlos, ambas cidades no interior paulista; segunda posição ficou com Brasília, capital nacional.
Metologia da pesquisa avaliou o bem-estar da população, a qualidade de vida e as oportunidades; São Carlos, por exemplo, de destacou por ótimos índices na economia, educação e boas opções de lazer.
Educação em São Carlos - cidade possui centros tecnológicos que frequentemente são utilizados pelas principais universidades do País, como a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Cultura e lazer - opções de lazer e cultura entregam muitas paisagens e contato com a natureza; cidade possui cachoeiras como um de seus diferenciais.
Temperatura média anual é de 19,6 ºC, o que, segundo os moradores e visitantes, contribui para tornar o local muito agradável.
Infraestrutura e transporte - infraestrutura é outro setor importante para a qualidade da cidade, que entrega variadas opções de serviços e comércios, além de transportes coletivos.
Segurança e expectativa de vida - cidade apresenta um número mais baixo de homicídios se comparado com outras localidades, ocupando a 177ª posição no ranking de cidades com mais ocorrências deste tipo de crime em 2023.
Expectativa de vida também é outro ponto positivo da cidade, sendo uma das mais altas do Estado e do País; município chegou a ser eleito o 17º melhor para idosos em todo o Brasil.
Emprego - com bons índices acadêmicos e econômicos, a cidade entrega boas oportunidades de emprego para quem pensa em se mudar para lá.
Alimentação - os custos com alimentação, tanto em supermercados quanto em restaurantes, são considerados moderados, na faixa pouco superior aos R$ 20.
E aí, já pensou em se mudar para a terceira melhor cidade do Brasil, São Carlos? Fotos: Pexels