Automóvel mais vendido no mercado brasileiro em 2023, com 59.080 unidades, o SUV compacto Hyundai C...
Com uma história de mais de 15 anos de idas e vindas no Brasil, o Volkswagen Tiguan voltou ao mercado nacional há exatamente um ano, em outubro de 2023, depois de dois anos de ausência.
Oferecido apenas na versão Allspace (de sete lugares) e com o acabamento esportivo R-Line, o utilitário esportivo enfrenta por aqui concorrentes com configuração similar e foco em famílias numerosas, como o Jeep Commander, o Caoa Chery Tiggo 8, o Chevrolet Spin e o Citroën C3 Aircross.
O modelo traz chave presencial para travas e ignição, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com sensor, ar-condicionado com três zonas de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos e climatizados, banco do motorista e retrovisores com memória, revestimento parcial em couro nos bancos e, opcionalmente, teto solar panorâmico.
O volante multifuncional tem teclas 'touch' e a iluminação ambiente é configurável. Para facilitar a vida do motorista, oferece ainda estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares.
Movido a gasolina, o motor tem quatro cilindros em linha e duplo comando no cabeçote variável na admissão e no escape, com quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Na segurança, o Tiguan vem com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com reconhecimento de pedestres e frenagem autônoma, monitoramento de pressão dos pneus, seis airbags, monitor de faixa, sensores dianteiros e traseiros e câmera de ré. Texto: Luiz Humberto Monteiro Pereira / Fotos: Divulgação