Com memórias transformadas em sabores de sorvete, musical 'Donatello' retorna a São Paulo

De Vitor Rocha, peça terá sessões aos fins de semana

Após duas aclamadas temporadas, o musical 'Donatello' volta a São Paulo, agora no Teatro do Núcleo Experimental, na região central da capital paulista, a partir de sábado (15/3), com sessões pela primeira vez aos fins de semana.

Escrita e interpretada pelo premiado dramaturgo e ator Vitor Rocha, a peça recebeu duas indicações ao 'Prêmio Destaque Imprensa Digital', incluindo na categoria de 'Roteiro Original', e três indicações ao 'Prêmio FITA', incluindo 'Melhor Espetáculo'. 

Original e brasileiro, 'Donatello', através de uma proposta emocionante e poética, questiona como vivemos a vida 'no modo automático', abordando temas universais, como a importância das memórias e os desafios do Alzheimer,

Detalhes da trama - a história acompanha Amendoim, interpretado por Vitor Rocha, um jovem que narra sua experiência ao lado de seu avô, diagnosticado com Alzheimer.

Percebendo que, apesar de o avô ter esquecido seu nome, ele ainda se lembra de seu sabor de sorvete favorito, Amendoim tem a ideia de transformar as memórias que compartilhou com ele ao longo da vida em sabores de sorvete, acreditando que isso pode ajudá-lo a reviver essas lembranças.

Durante pouco mais de uma hora, a plateia é conduzida por uma jornada lúdica e bem-humorada, em que as fases da infância, adolescência e vida adulta de Amendoim se entrelaçam com a história do avô.

A cada sessão, o texto ganha variações, pois o público pode sugerir palavras que serão inseridas na narrativa minutos antes do terceiro sinal soar; isso garante uma experiência única em cada apresentação, mantendo o espetáculo sempre fresco e imprevisível.

Com direção de Victoria Ariante, que traz uma abordagem sensível e criativa à peça, a montagem é complementada pelas músicas originais compostas por Elton Towersey, executadas ao vivo por Felipe Sushi ao piano.

'Donatello' ficará em cartaz na capital paulista até 27 de abril; ingressos custam a partir de R$ 50. Fotos: Júlio Aracack, Victor Miranda/Texto: Mariana Ribeiro