Cidades do litoral brasileiro podem sumir do mapa

Avanço do mar preocupa cientistas no mundo inteiro

Conforme o planeta Terra aumenta cada vez mais sua temperatura superficial, por conta da emissão de gases efeito estufa na atmosfera, o nível dos oceanos sobe.

Com isso, algumas cidades do litoral brasileiro, e de outras partes do mundo, podem deixar de existir.

Elevação do nível do mar preocupa cientistas no mundo inteiro; Nasa mapeou áreas costeiras que correm o risco de desaparecimento, e algumas cidades do Brasil, inclusive capitais, estão na lista.

Por que o mar sobe? A principal causa do aumento do nível do mar é o derretimento das geleiras nos Polos Sul e Norte.

Segundo a pesquisadora francesa Anny Cazenave a elevação acelerou 85% nos últimos cinco anos, 30% por expansão térmica da água e 55% por derretimento das calotas polares.

Usando tecnologias de satélite, os cientistas da Nasa conseguiram estipular exatamente quais zonas do litoral serão mais afetadas pelo derretimento.

Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com base nos dados da agência norte-americana.

Descubra a seguir quais são as principais praias brasileiras que irão sumir se o cenário não mudar:

Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Pelotas;

Rio de Janeiro: diversas cidades costeiras, incluindo a Ilha do Governador, Duque de Caxias, Campos Elíseos, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio;

Pará: a maior parte da extensão da Ilha de Marajó e partes das cidades de Belém e Bragança;

Amapá: a Reserva Biológica do Lago Piratuba, a Ilha de Maracá e a cidade de Oiapoque, além de algumas partes de Macapá;

Maranhão: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e áreas costeiras de São Luís, incluindo as ilhas de Santana e Carrapatal;

São Paulo: diversas cidades do litoral paulista, incluindo Peruíbe e Santos;

Santa Catarina: Florianópolis e Camboriú.

Medidas de salvação - além de frear o aquecimento global, reduzindo as emissões de gases efeito estufa e adotando medidas de captura de carbono, outras alternativas já estão sendo utilizadas.

Uma delas é o uso de sacas de areia que servem como barreiras e a construção de sistemas de drenagem, que impedem as águas de invadirem o ambiente urbano.

Já medidas que utilizam o poder da natureza para frear a água salgada são a manutenção de ecossistemas costeiros, como dunas, mangues e pântanos. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa