Local tem mais de 70% do seu território coberto pela Mata Atlântica
Com mais de 70% do seu território coberto pela Mata Atlântica, a cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, encanta qualquer fã da natureza.
Conhecido como 'Amazônia Paulista', o local é o quarto maior município paulista e possui um excelente nível de conservação.
Título foi dado pelo naturalista, botânico e geólogo português Manoel Pio Correa, em visita científica realizada por volta dos anos de 1920.
Em 1993, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu a região como 'Patrimônio Natural da Humanidade'.
Detalhes da cidade - com uma população estimada de 13.069 habitantes e a cerca de 250 quilômetros da capital paulista, Eldorado costuma receber visitantes que amam ecoturismo.
Natureza encanta turistas que chegam à cidade; com relevo de morros bem altos e vales profundos, no local é possível encontrar pequenos córregos e ribeirões de águas cristalinas.
Cidade tem 30% do território ocupado por unidades de conservação, como é o caso dos parques estaduais do Jacupiranga e Intervale, que são áreas destinadas à preservação da Floresta Atlântica.
Isso sem falar nas quedas d'água, como as da Cachoeira do Meu Deus, de 53 metros de altura, cujo nome veio da expressão 'Meu Deus!', tamanho o encanto.
Eldorado nasceu na época em que a busca por ouro se aflorou no Estado, tornando a região rica, agora, principalmente de belezas naturais.
Turismo - maior parte dos viajantes visitam o Parque Estadual da Caverna do Diabo, os quilombos, como o de Ivaporunduva, e também a Cachoeira do Meu Deus.
Turistas são guiados por um trajeto de uma hora e meia pelas galerias, escadas, estalactites, estalagmites e correntes d'água da Caverna do Diabo, a maior de todo o Estado.
Cidade faz parte da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e o passeio pelas formações rochosas de 600 milhões de anos faz a alegria dos amantes da natureza.
Foco atual da região é se manter em crescimento, com desafio de evoluir no setor econômico sem deixar de lado questões ambientais. Fotos: Pexels